MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP2785
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Painel de vitral
Título:
Virgem e o menino
Centro de Fabrico:
Alemanha
Datação:
1515 d.C.
Matéria:
Vidro
Técnica:
Vidro incolor e vidro corado na massa. Pintura a grisalha e amarelo de prata
Dimensões (cm):
altura: 68; largura: 39,5;
Descrição:
Painel composto por vidros incolores de vidros corados na massa, com pintura a amarelo de prata, grisalha e/ou esmalte negro. * * * Destacando-se de um iludente fundo de tecido vermelho adamascado, debruado nas laterais verticais com uma faixa dourada de motivos vegetalistas estilizados e elementos geométricos a fino traço negro, identifica-se a representação da Virgem com o Menino. * * * Sobre um crescente lunar na base da composição, Maria, coroada e nimbada, de longos cabelos loiros ondulados, segura o Menino com o braço e mão direitas, enquanto a sua mão esquerda ampara um longo cetro que lhe acompanha, obliquamente, o corpo da cintura até acima do ombro. As suas volumosas vestes azuis e brancas contrastam com o Menino loiro, desnudo, cujo reluzente nimbo cor de ouro é realçado com três conjuntos de três finos enrolamentos vegetalistas. * * * No que concerne à base da composição, o trabalho a grisalha cria a perceção de um pavimento de mosaico liso do qual Maria se eleva. A simplicidade desta base contrasta com o exuberante trabalho que remata a área superior da composição, um arco, a copiar o trabalho em pedra, é decorado com duas volumosas volutas ao centro e capitéis ornamentados a folhas de acanto com pormenores a amarelo de prata. * * * Numa cartela, no canto inferior esquerdo da composição, pode ler-se a inscrição 1515.
Incorporação:
Transferência - Transferido após 1910 do Palácio da Necessidades para o Palácio Nacional da Ajuda, onde permaneceu até 1949, quando foi transferido para o Palácio Nacional da Pena.
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica