MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
MNAA 1804
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Chinoiserie
Autor:
Leprince, Jean Baptiste (1734-1781)
Datação:
1758 d.C. - 1763 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 170; largura: 79,8;
Descrição:
Pintura de grupo de oito pessoas descansando sob a sombra de árvores num toldo vermelho improvisado. Em primeiro plano, ao centro, duas figuras femininas. A figura principal, no lado esquerdo do observador, encontra-se sentada numa grande almofada vermelha, dirigindo o olhar para a direita na direcção da mulher que está a servi-la. Parece receber uma chávena na mão direita, segurando na outra mão uma espécie de leque de penas (abanico). No seu lado direito, encostando-se à perna da figura principal, observa-se uma criança com o braço direito levantado, aparentando estar a receber uma chávena que se encontra sobre a bandeja, dirigindo o olhar nessas direcção. Entre estas figuras, encontra-se uma espécie de manta verde e encarnada que cobre a relva entre as respectivas almofadas. À esquerda da figura principal, observa-se uma figura masculina, sentada na mesma almofada. Parece estar vestido à moda oriental e fuma um cachimbo do mesmo tipo, comprido, que segura na mão esquerda, dirigindo o olhar para a figura principal. A figura feminina, do lado direito, está sentada numa grande almofada verde e dourada, segurando na mão esquerda uma chávena e na mão contrária um pau onde se encontra uma ave exótica. Por trás destas, observam-se duas figuras femininas. A primeira, do lado direito, está semicurvada e segura uma bandeja nas mãos sobre a qual se encontra uma chávena. A segunda, à direita da primeira, toca um instrumento de cordas. Em segundo plano, na parte inferior, observam-se duas crianças. Uma esta em pé, com o braço direito levantado e segura na mão esquerda o que pensamos ser uma espécie de bule. À sua frente, semiajoelhado, observa-se outra criança que segura um pote nas mãos, parecendo preparar-se para levantar o pote e colocá-lo sobre uma fogueira. Envolvendo a cena descrita, existe uma parafrenália de vegetação, delimitando-a, em oposição ao fundo verde claro: na parte superior, vegetação exuberante e árvores (palmeiras); na parte inferior, flores. Moldura de talha dourada.
Incorporação:
Outro - Depósito do Museu Nacional de Arte Antiga, fevereiro de 1957.
Origem / Historial:
Integrou o conjunto de peças depositadas no Palácio Nacional de Queluz, Pavilhão D. Maria, pelo Museu Nacional de Arte Antiga, por ocasião da visita a Portugal da Rainha Isabel II da Grã-Bretanha, 18 a 21 de fevereiro de 1957. Cópia do ofício de António Ventura Porfírio, diretor do Palácio de Queluz, dirigido à diretora do Museu Nacional de Arte Antiga, Maria José Mendonça, datado de 5 de fevereiro de 1969, refere "...a relação de peças que vieram desse museu, quando da visita de Sua Magestade a Rainha da Inglaterra, afim de se efectivar a regulamentar cedência conforme foi superior acordado em devido tempo." A relação de peças, datada de 25 de janeiro de 1969, que acompanha o oficio, foi verificado a 10 de abril de 1973 pelo Museu Nacional de Arte Antiga. Em 1957, foi colocada na Sala de Jantar da Rainha, atual Sala do Café.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica