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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
MNAA 1803
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Chinoiserie
Autor:
Leprince, Jean Baptiste (1734-1781)
Local de Execução:
França (?); Rússia (?)
Datação:
1758 d.C. - 1763 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 170; largura: 81,7;
Descrição:
Pintura de grupo de dez pessoas divertindo-se num jardim. Em primeiro plano, ao centro, observam-se cinco personagens de traços orientais, com a respectiva indumentária. Um homem em pé, sob uma palmeira, trajando chapéu oriental, fuma um cachimbo de grandes dimensões. À sua esquerda, um homem também em pé, observa com uma lupa o jogo de cartas que se desenrola. Quase calvo, apresenta apenas um pequeno tufo de cabelo na parte superior. Sentados em grandes bancos almofadados, dois homens com chapéu oriental jogam às cartas sobre uma mesa. A existência de moedas sobre esta faz crer que jogam a dinheiro. O homem de frente, segura um leque na mão esquerda e mostra o jogo (4 cartas) com a mão contrária ao adversário, dirigindo-lhe o olhar. Este segura o seu jogo (4 cartas) nas mãos, dirigindo o olhar para o mesmo. Por detrás dele, uma criança de traços orientais apoia-se nas suas costas. Num extremo da mesa, um papagaio segura uma carta (Ás de Paus) no bico. Em segundo plano, na parte superior, sobre degraus numa espécie de varandim, duas mulheres com traços ocidentais falam sob um chapéu de sol. Em segundo plano, na parte inferior, encontram-se três crianças de traços ocidentais: uma delas, em pé, observa as outras duas, semiajoelhadas, a jogarem dados. Envolvendo a cena descrita, existe uma parafrenália de vegetação, delimitando-a, em oposição ao fundo verde claro. Moldura de talha dourada. Nota: obra devolvida em junho de 2022 ao Museu Nacional de Arte Antiga para integrar a exposição: "Jogos Cruzados. Viagens entre Oriente e Ocidente". O depósito cessou nesta ocasião.
Incorporação:
Outro - Depósito do Museu Nacional de Arte Antiga, fevereiro de 1957.
Origem / Historial:
Integrou o conjunto de peças depositadas no Palácio Nacional de Queluz, Pavilhão D. Maria, pelo Museu Nacional de Arte Antiga, por ocasião da visita a Portugal da Rainha Isabel II da Grã-Bretanha, 18 a 21 de fevereiro de 1957. Cópia do ofício de António Ventura Porfírio, diretor do Palácio de Queluz, dirigido à diretora do Museu Nacional de Arte Antiga, Maria José Mendonça, datado de 5 de fevereiro de 1969, refere "...a relação de peças que vieram desse museu, quando da visita de Sua Magestade a Rainha da Inglaterra, afim de se efectivar a regulamentar cedência conforme foi superior acordado em devido tempo." A relação de peças, datada de 25 de janeiro de 1969, que acompanha o oficio, foi verificado a 10 de abril de 1973 pelo Museu Nacional de Arte Antiga. Em 1957, foi colocada na Sala de Jantar da Rainha, atual Sala do Café.
 
     
     
   
     
     
     
 
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