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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
70
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Têxteis
Denominação:
Tapeçaria Triunfo de Minerva (fragmento)/ Série Triunfo dos Deuses
Título:
Triunfo de Minerva
Autores:
Leyniers, Urbanus
Orley, Jan Van
Coppens, Augustin
Local de Execução:
Países Baixos, Bruxelas
Oficina / Fabricante:
Oficina de Urbanus Leyniers
Datação:
1728 d.C. - 1729 d.C.
Matéria:
Lã e seda
Técnica:
Tapeçaria de liço
Dimensões (cm):
altura: 417; largura: 90;
Descrição:
Este fragmento da tapeçaria “Triunfo de Minerva” integra uma composição (inventário 68) onde a deusa é evocada como protectora da Paz e das Artes. No fragmento está representada a alegoria à Escultura. É personificada por uma mulher que apoia o braço esquerdo num busto esculpido em pedra, tendo nas mãos a massa e o escopro. Nesta alegoria é visível a referência a Cesare Ripa, que descreve a Escultura como uma mulher jovem que apoia a mão direita na cabeça de uma estátua de pedra e tem na outra os instrumentos para o exercício da sua arte. Neste fragmento figuram ainda uma escultura de grandes dimensões e um relógio com a figura de Saturno. Como pano de fundo estão ilustradas algumas actividades que florescem em tempo de paz, como a agricultura e o comércio. Cercadura: Este fragmento de tapeçaria apresenta, na base e no topo, fragmentos da cercadura original, imitando molduras em madeira entalhada e decorada com motivos florais. As cercaduras laterais pertencem a outra tapeçaria.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
A armação "Triunfo dos Deuses", tecida na oficina de Urbanus Leyniers e destinada ao rei D. João V, era constiruída por seis tapeçarias. Destas, só restam quatro. A aquisição da série, que chegou a Lisboa em 1729, foi intermediada pelo embaixador D. Luís da Cunha. Sobre este assunto veja-se "Tapeçarias da Casa Real ..." (campo Bibliografia). A 1ª edição desta armação, tecida em 1717, destinava-se a uma sala do Colégio jurídico de Oudburg. A série actualmente no PNA deverá ter sido colocada na Sala do Reposteiro cerca de 1862, quando o Paço da Ajuda foi redecorado para receber o rei D. Luís e a rainha D. Maria Pia.
 
     
     
   
     
     
     
 
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