MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Paço dos Duques
N.º de Inventário:
MNAA1038
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Iconografia religiosa
Título:
Virgem com o Menino
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Pintura portuguesa
Datação:
XVII d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 46 cm; largura: 38,5 cm;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela representando a Virgem com o Menino em momento terno de grande cumplicidade e proximidade. A composição de carácter centralizado destaca-se de um fundo negro, ocupando a quase totalidade do espaço pictórico tanto em altura como em largura. A Virgem está de perfil a ¾ para a esquerda em pose graciosa, pose essa reforçada pela subtil inclinação da cabeça, do olhar e das mãos que delicadamente aconchegam o corpo do Menino no seu regaço. O rosto é clássico, de feição oval; o queixo apontado; as faces rosadas; a testa alta; as sobrancelhas finas, bem desenhadas e em tom de castanho claro; os olhos marcados e semi-cerrados; o nariz alongado e a boca miúda em forma de coração pintada em tom alaranjado. Os cabelos bem arranjados são castanhos e perdem-se por baixo de um véu azul que se prolonga aconchegando a figura do Menino. O resto da indumentária é algo confusa mas percebe-se ainda um outro panejamento, talvez um manto, em tom alaranjado que também serve para aconchegar o Menino. A manga alaranjada da qual se vê apenas a parte e que cobre o braço direito da Senhora corresponderá provavelmente a uma túnica. O Menino está deitado no colo da Virgem dormindo serenamente. Tem o rosto arredondado; as faces cheias; o nariz apontado e a boca pequena mostrando lábios alaranjados; as sobrancelhas finas são castanhas claras tal como o cabelo curto e encaracolado. O corpo está envolto por um panejamento branco e reforçado por outro em tom de castanho, ficando apenas parte do peito desnudado. Uma auréola emoldura-lhe a cabeça, tal como a da Virgem afirmando as identidades e a santidade dos representados. Não mostra assinatura. É uma pintura de carácter bidimensional com recurso ao desenho linear de pincelada larga e velada. A paleta é simples e dominam os tons frios, no entanto as cores são vibrantes e luminosas. As volumetrias que mostram bom equilíbrio e proporção são ainda conseguidas através do recurso à técnica do claro-escuro. A luz incide em foco mais sobre as zonas claras.
Incorporação:
Proveniente do Museu Nacional de Arte Antiga, 1962. Valor de inv. 5000$00.
Origem / Historial:
Proveniência - Convento de Semide, 1896
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica