N.º de Inventário:
MNMC2636
Denominação:
Iconografia religiosa
Título:
São Gregório Magno
Autor:
Belchior da Fonseca
Suporte:
Madeira de castanho
Dimensões (cm):
altura: 91; largura: 58;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira representando São Gregório Magno. Trata-se de uma composição simplificada que recria um ambiente de interior, ideia reforçada pela presença de uma porta castanha do lado esquerdo do quadro e de uma parede em arco rasgada sobre o fundo negro. A parede, para além de reflectir a sombra da imagem do Santo serve-lhe de enquadramento ficando este ao centro e figurando no primeiro plano desta composição. A figura de Gregório surge imponente ocupando a quase totalidade do quadro tanto em largura como em altura, de corpo inteiro, de pé e em posição frontal, pose contrariada pela colocação da cabeça que se encontra voltada para a direita e coroada com uma tiara papal em tons de vermelho e adornado por motivos dourados e pedraria(1). Exibe rosto largo de linhas geometrizadas, marcado por nariz alongado, boca grande e queixo proeminente. A face direita está praticamente encoberta pois encontra-se a meia-luz enquanto a outra se mostra iluminada e rosada. Os olhos, reforçados pelas sobrancelhas contraídas e assinaladas em castanho, conferem ao rosto um ar pesaroso e melancólico. O corpo do Santo submerge-se nas roupagens que enverga as quais denunciam a sua condição social e eclesiástica, mas que escondem a sua anatomia. Estas traduzem-se por uma túnica branca sobrepujada por uma casula com imitação de bordado vegetalista em tons de castanho, verde e amarelo e capa de asperges também a imitar tecido damasco brocado. A capa está fechada na frente e repuxada da extremidade inferior direita até ao antebraço esquerdo onde se acomoda. Na mão do mesmo lado Gregório segura a cruz pontifical com três travessas(2) num tom dourado envelhecido, exibindo trabalhado e pedraria em tons de verde e vermelho, enquanto na mão direita tem um pequeno crucifixo em tons de vermelho e dourado também e ainda um livro preto fechado. Estes elementos permitem a identificação do Santo representado por lhe estarem associados como atributos iconográficos. Por baixo da túnica desponta a biqueira um sapato que mostra tonalidade escura.
Não mostra assinatura.
Trata-se de uma pintura de composição centralizada com luz filtrada, mais incidente no lado esquerdo do quadro ficando a outra parte em meia e contra luz.
A paleta é reduzida, pouco contrastante e velada sobressaindo os tons mais avermelhados.
A pincelada é cheia e larga e a base da representação o desenho linear com recurso à perspectiva.
O tratamento fisionómico e anatómico está bem conseguido, no entanto nota-se algum desequilíbrio no rigor do desenho da mão direita do Santo. Outras falhas são ainda escondidas pelo volume das vestes, nas quais o pintor depositou grande qualidade plástica e pormenor reproduzindo fielmente tecidos nobres. Este cuidado pelo pormenor esta ainda patente na reprodução da cruz pontificial e na tiara.
Incorporação:
Em depósito no Paço dos Duques desde 19 de Junho de 1959, proveniente do Museu Nacional de Machado de Castro (procedente do retábulo da Capela da Universidade de Coimbra, 1915 - 1916).
Em 4 de Setembro de 2006 foi redigido um novo protocolo de depósito entre o IPPAR e o IPM.
Valor de inv. 7500$00