MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Paço dos Duques
N.º de Inventário:
MNAA1954
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Iconografia religiosa
Título:
São Jerónimo
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Pintura portuguesa
Datação:
XVIII d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 173; largura: 85;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela, de carácter figurativo, disposta na vertical e retratando São Jerónimo um dos quatro principais doutores da Igreja Latina e autor da Vulgata. Exibe fundo negro e composição centralizada, ocupando a figura do Santo a totalidade do espaço do quadro tanto em largura como em altura. Jerónimo encontra-se de perfil a ¾ para a esquerda segurando na mão do mesmo lado um livro aberto que encosta ao peito e na outra mão colocada na descendente um documento avulso meio enrolado e mostrando escritos em tinta negra. O Santo mostra rosto alongado, acentuado pelo bigode e barba compridos em tons de castanho. O olho visível mostra-se grande e negro e está direccionado para cima; o nariz é afilado sendo mais largo na base a apontado. A boca pequena mostra os lábios meios atrofiados reforçando a expressão extasiada denunciada no geral pelo rosto do Santo. A testa alta e enrugada conduz a uma cabeleira ondulante em tons de castanho claro e com falhas pontuais no topo. Enverga uma túnica alaranjada sobre a qual tem um roquete branco e ainda uma capa magna, fechada na zona do peito que é da mesma cor da túnica. Não mostra assinatura. Trata-se de uma pintura de composição centralizada com luz filtrada, incidindo apenas sobre o rosto que exibe modelado perfeito. O tratamento fisionómico e anatómico demonstra boas e equilibradas proporções, pontualmente veladas sobre panejamentos amplos que no entanto exibem trabalho de pregueado cuidado. A paleta utilizada é reduzida e muito contrastante, sobressaindo o alaranjado da veste do Santo em oposição ao negro do fundo; a pincelada é cheia e larga e a base da representação o desenho linear com recurso à perspectiva.
Incorporação:
Museu Nacional de Arte Antiga, 1962. Valor de inv. 6000$00.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica