N.º de Inventário:
MNAA1954
Denominação:
Iconografia religiosa
Local de Execução:
Pintura portuguesa
Dimensões (cm):
altura: 173; largura: 85;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela, de carácter figurativo, disposta na vertical e retratando São Jerónimo um dos quatro principais doutores da Igreja Latina e autor da Vulgata. Exibe fundo negro e composição centralizada, ocupando a figura do Santo a totalidade do espaço do quadro tanto em largura como em altura.
Jerónimo encontra-se de perfil a ¾ para a esquerda segurando na mão do mesmo lado um livro aberto que encosta ao peito e na outra mão colocada na descendente um documento avulso meio enrolado e mostrando escritos em tinta negra.
O Santo mostra rosto alongado, acentuado pelo bigode e barba compridos em tons de castanho. O olho visível mostra-se grande e negro e está direccionado para cima; o nariz é afilado sendo mais largo na base a apontado. A boca pequena mostra os lábios meios atrofiados reforçando a expressão extasiada denunciada no geral pelo rosto do Santo. A testa alta e enrugada conduz a uma cabeleira ondulante em tons de castanho claro e com falhas pontuais no topo.
Enverga uma túnica alaranjada sobre a qual tem um roquete branco e ainda uma capa magna, fechada na zona do peito que é da mesma cor da túnica.
Não mostra assinatura.
Trata-se de uma pintura de composição centralizada com luz filtrada, incidindo apenas sobre o rosto que exibe modelado perfeito.
O tratamento fisionómico e anatómico demonstra boas e equilibradas proporções, pontualmente veladas sobre panejamentos amplos que no entanto exibem trabalho de pregueado cuidado.
A paleta utilizada é reduzida e muito contrastante, sobressaindo o alaranjado da veste do Santo em oposição ao negro do fundo; a pincelada é cheia e larga e a base da representação o desenho linear com recurso à perspectiva.
Incorporação:
Museu Nacional de Arte Antiga, 1962.
Valor de inv. 6000$00.