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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Paço dos Duques
N.º de Inventário:
MNAA1912
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Iconografia religiosa
Título:
São Francisco de Assis
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Pintura espanhola
Datação:
XVII d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 87; largura: 72,5;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela representando São Francisco de Assis. Representação de tipo centralizada sobre fundo negro onde a figura do Santo, representada a meio corpo ocupa a maior parte do espaço tanto em altura como em largura. Francisco surge ainda representado de perfil a ¾ para a esquerda, mostrando o rosto de frente e a cabeça ligeiramente inclinada para a direita e para baixo. É a figura de um homem novo mas sofrido em que o rosto pesaroso, mas resignado exibe tez ascética e marcas vincadas e profundas. O rosto de feição quadrangular com queixo apontado mostra testa alta; olhos fechados emoldurados por sobrancelhas fartas e negras; nariz comprido, largo e apontado na base; boca pequena, sendo os lábios finos, a qual se perde entre um bigode e uma barba farta e cerrada também de cor negra tal como os cabelos que se apresentam com tonsura. Enverga um capote castanho, com capuz de acordo com a sua condição de monge franciscano. Uma aura envolve a cabeça reforçado o carácter santo de Francisco; nas mãos cruzadas sobre o peito exibe os estigmas que recebeu de Cristo e do seu lado direito observa-se um livro aberto, colocado em diagonal, sobre o qual se encontra pousado um crucifixo, atestando-se assim, pelos atributos que apresenta a identidade do representado. Não mostra assinatura. Trata-se de uma pintura de carácter tenebrista, de paleta terrosa com composição simples e centralizada em que a representação pictórica advém de um desenho linear de enchimento cromático resultante de uma pincelada larga. A luz, muito filtrada, incide apenas nas zonas mais claras e de principal destaque, tais como o rosto do Santo, as mãos e a folha do livro. O modelado e as volumetrias também são conseguidas através do bom uso da técnica do claro-escuro. O tratamento fisionómico e anatómico mostra-se cuidado e equilibrado sendo que algumas volumetrias se perdem no maciço das vestes que Francisco enverga. Na expressão conferida ao rosto e na mestria do desenho das mãos percebe-se a qualidade plástica desta representação e do pintor que a compôs.
Incorporação:
Proveniente do Museu Nacional de Arte Antiga, 1962. Valor de inv. 5000$00.
Origem / Historial:
Proveniência - Legado Teixeira Gomes
 
     
     
   
     
     
     
 
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