N.º de Inventário:
MNAA1397
Denominação:
Retrato de Juan de Palafox
Título:
Retrato de Juan de Palafox y Mendoza, bispo de Osma
Local de Execução:
Espanha
Dimensões (cm):
altura: 75,3; largura: 61,1;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela retratando Dom João de Palafox, primeiro bispo de Puebla de los Ángeles (México) e depois bispo de Osma (Espanha), tal como pode ler-se na inscrição que a pintura exibe na parte superior.
Trata-se de uma composição centralizada em que a figura do Bispo ocupa a quase totalidade do espaço do quadro em altura e largura.
Do fundo negro ressalta a figura de um homem de cerca de 40 anos exibindo corpo opulento de perfil a ¾ voltado para a direita e pose ensaiada reforçada pela mão direita colocada subtilmente contra o peito em gesto assumido e a esquerda marcando a página de um livro. Este livro de capa vermelha mostra arabescos dourados, interior branco e a ponta de um marcador de página.
Voltando a figura de D. João, este tem rosto quadrangular mais afilado na base e testa alta conduzindo a um cabelo curto em tons de castanho coroado no topo por uma solidéu cinza. Os olhos são grandes e negros e estão emoldurados por sobrancelhas finas, bem delineadas, pintadas em castanho; o nariz é comprido, largo e apontado; a boca é pequena e os lábios finos e vermelhos, emoldurados por bigode comprido que culmina numa barba rala e bem arranjada, ambos em tom castanho-escuro.
Traja vestes episcopais dignas da sua condição, das quais se vê uma murça que lhe cobre os ombros e está pintada em tons de cinza, sendo o reverso avermelhado; por baixo um roquete branco, rendado; ao pescoço tem um fio com cruz peitoral e na sua mão direita mostra anel pontificial com pedra cinza.
Do lado direito do quadro junto ao canto inferior observa-se uma mesa, coberta por toalha escura em tom esverdeado e sobre ela uma cruz de altar com a imagem de Cristo crucificado. Esta é uma imagem pouco definida, bastante delgada e pobre em pormenores que está pintada num tom castanho claro que contrasta com o negro da cruz.
No topo do quadro pode ler-se a seguinte inscrição: “V.(D) IOANS(João). DE(de) PALAFOX(Palafox) EPS.(Bispo) ANGELOP(Angelés). POSTEA(depois) OXOM(Osma)”.
Não tem assinatura.
Trata-se de uma pintura de composição simples com recurso ao desenho e à perspectiva linear.
Mostra luz filtrada sendo os modelados conseguidos através do recurso à técnica do claro-escuro que é bem evidente no tratamento das vestes do figurado.
A pincelada é larga e lisa e a paleta reduzida dominando os tons frios e o negro do fundo, ressaltando apenas as superfícies brancas e a tonalidade vermelha das vestes e do livro.
A nível anatómico e fisionómico percepciona-se um bom equilíbrio das formas e proporções que garantem a mestria do pintor, no entanto alguns volumes encontram-se velados pela densidade das roupagens que o figurado enverga.
Incorporação:
Proveniente do Museu Nacional de Arte Antiga, 1962.
Valor de inv. 4000$00