MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Paço dos Duques
N.º de Inventário:
PD0042
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Contador
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Índia portuguesa
Centro de Fabrico:
Índia portuguesa
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Madeira, teca, ébano, marfim e latão
Dimensões (cm):
altura: 114; largura: 83,1; profundidade: 46,7;
Descrição:
Contador de forma paralelepipédica ao alto, dividida em dois corpos. O corpo superior é composto por dezasseis gavetas com mais duas abaixo dessas e um gavetão central no corpo inferior. Os puxadores das gavetas são em forma de botão estriado, estando o puxador da primeira gaveta do lado esquerdo em falta. Decoração embutida com motivos vegetalistas e onde os traços negros são realçados por pontos brancos. As ilhargas estão divididas em dois registos separados por moldura, com a mesma decoração que a frente. Pés são cariatides femininas da mitologia hindu, de peito desnudo e com caudas de sereia que enrolam na ponta e são rematadas por bases de pé direito. Neste contador encontra-se o motivo do vaso estilizado, mas a decoração vegetalista, embutidos de ébano e marfim, é francamente mais sóbria. Na verdade, a ausência de pregaria e a existência de campo com moldura no gavetão inferior lembram alguns exemplos da produção de Cochim. As ilhargas surpreendem com o dinamismo criado pela profusão de linhas curvas que se desenrolam em espirais e em movimentos convergentes e divergentes. O enquadramento de um campo com medalhão central por barras com decoração vegetalista é um modelo que vemos aplicado em outros contadores, mas também em outras expressões artísticas da arte indo-europeia, nomeadamente nos têxteis. Note-se que os pés deste contador representam a versão feminina dos Naga, as Nagini. [Francisco Hipólito Raposo identificou já as diferenças entre a representação dos Naga (peito masculino e cauda enrolada para a frente) e das Nagini (com peito feminino e cauda enrolada para a parte posterior).]
Incorporação:
Compra - Adquirido a António Costa
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica