MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
121
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Sagrada Família
Autor:
Masucci, Agostino (copista de)
Datação:
1729 d.C. - 1750 d.C.
Matéria:
Oleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 258; largura: 150;
Descrição:
Pintura retabular com remate curvo, representando uma Sagrada Família ampliada. A composição encontra-se dividida em dois registos horizontais. O inferior é a zona terrena, indiciada pelas estruturas arquitetónicas e o superior, o mundo de Deus, dos anjos e do Espírito Santo, em espaço etéreo. No primeiro registo, em plano elevado escalonado por três degraus, figuram, ao centro, a Virgem toucada por um véu dourado e com um vestido rosa e amplo manto azul, abraçando com um lençol branco, a figura desnuda do Menino erguida sobre as suas pernas. À direita do Menino, acompanhado pelos pais - Santa Isabel e Zacarias - aproxima-se São João Batista com o estandarte numa das mãos e na outra, segura a fita que pende do braço erguido do Menino. São José surge discreto, a ladear, num plano mais recuado, a Virgem e o Menino; na extremidade, é visível uma outra figura masculina barbada. À esquerda da composição, de costas voltadas para o observador e ajoelhados num dos degraus, onde repousam dois livros, dirigem o olhar para o grupo duas figuras masculinas (apóstolos?) e três mulheres, num plano mais recuado, a ladear a Virgem. As figuras encontram-se distribuídas de modo compacto, o que é sublinhado pelo ângulo da parede moldurada no topo, à direita, que lhes serve de fundo. No segundo, dois anjos esvoaçantes, sustendo uma nuvem onde se inscreve a Pomba do Espírito Santo, sobrepujada por uma revoada de nuvens com querubins, de onde irrompe Deus-Pai de braços abertos.
Incorporação:
Outro - Oferta: Amigos do Museu (Extinto Convento de Stª Cruz de Lamego)
Origem / Historial:
Existe uma "Sagrada Família" semelhante, no Palácio Nacional de Mafra, pintado em 1729 pelo pintor Agostinho Masucci "a ser colocada na capela com o mesmo nome. Segundo a tradição, era a pintura favorita de D. João V que a admirava com frequência sem nunca se cansar" (Pereira, 1999, p. 142) Comparativamente, o exemplar do Museu de Lamego revela algumas alterações, sendo visível algumas simplificações formais, nomeadamente nas estruturas arquitetónicas, com um tratamento mais apurado e com a demaracação da perspetiva no chão, na pintura de Mafra; na redução do espaço que separa os dois registos compositivos, tornando a composição de Lamego mais densa e sem a elegância da pintada por Masucci, bem como no tratamento dos panejamentos e luminosidade, denunciando um pintor de qualidade inferior.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica