MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
100
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Cristo a Caminho do Calvário
Autor:
Desconhecido
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
XVI d.C. - XVII d.C.
Matéria:
Oleo
Suporte:
Cobre
Técnica:
Óleo sobre cobre
Dimensões (cm):
altura: 33; largura: 26;
Descrição:
Representação da narrativa bíblica: «Cristo a caminho do Calvário». Composição centralizada, com figura masculina em primeiro plano, representando Cristo, dominando toda a cena. Este prostra-se no chão, sucumbindo ao brutal peso do lenho que carrega descrevendo uma diagonal que a cruz acentua. Apoia o corpo sobre o joelho e a mão direita, voltando para trás a cabeça coroada de espinhos, num gesto dirigido à Virgem que se encontra atrás de si genuflectida, o olhar imóvel e as mãos unidas e erguidas em oração. Junto desta, num plano anterior as figuras representativas de Simão de Cireneu, que o ajuda a sustentar a cruz e de Verónica segurando e olhando o véu branco com que lhe havia limpo o rosto, permanecendo aqui gravado eternamente. Á frente, ladeando o braço horizontal da Cruz, dispoem-se os carrascos, habitualmente representados como soldados romanos, surgem aqui numa iconografia mais solta envoltos nas suas túnicas cingidas e calções, com os cabelos claros e as expressões jocosas, arrastando e puxando Jesus pela corda, brandindo o chicote ou batendo com a lança no seu corpo. Num plano recuado imagem de homem e mulher a cavalo que à distancia testemunham e acompanham a dura provação. Uso de uma paleta contrastante e viva com domínio dos verdes, brancos e vermelhos, numa composição dinâmica de múltiplos jogos de linhas, verticais, horizontais, diagonais, e da elipse definida pela própria disposição das personagens, convergentes para a centralidade de Cristo. Os resplendores que circundam a cabeça de Cristo e da Virgem e o filete que acompanha o pregueado dos panejamentos ajudando a definir os volumes e as formas, atribui um apontamento gráfico à obra que um fundo de ténue paisagem destaca.
Incorporação:
Outro - Desconhecido
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica