MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
104
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São João Evangelista
Autor:
Desconhecido
Centro de Fabrico:
Lamego (?)
Datação:
1750 d.C. - 1800 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 100; largura: 75;
Descrição:
Representação de São João Evangelista, revelando uma simplifcação formal, que denuncia os escassos recursos do pintor. Integra o conjunto formado por quatro pinturas, figurando os quatro evangelistas, que decoram a capela privada do antigo paço episcopal, onde hoje se encontra instalado o Museu de Lamego. A qualidade muito desigual deste exemplar, em relação às representações de São Marcos (inv. 103), São Lucas (inv. 105) e São Mateus (inv. 106), leva-nos a equacionar a hipótese de tratar-se de uma composição posterior, executada por mão menos hábil, para substituição de um original perdido. Obedecendo à representação iconográfica mais comum, São João figura jovem e imberbe, usando túnica e manto dobrado sobre as pernas. Sentado, tem o corpo reclinado, pousando o braço esquerdo sobre uma mesa onde repousa o manuscrito do Evangelho. Ladeia-o o atributo iconográfico do santo, uma águia, segurando o tinteiro, com o bico.
Incorporação:
Transferência - Paço Episcopal de Lamego (Capela particular do bispo)
Origem / Historial:
De acordo com o testemunho do primeiro diretor do Museu de Lamego, João Amaral, este e os restantes painéis alusivos aos quatro santos evangelistas terão sido adquiridos em Roma, para a decoração da capela privada mandada erigir pelo bispo D. Manuela de Vasconcelos Pereira, no antigo paço episcopal de Lamego, onde o museu se encontra instalado. Todavia, a execução modestíssima deste painel leva a equacionar a possibilidade de se tratar de uma cópia tardia, e de mão menos hábil, a substituir um original perdido.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica