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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
120
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Calvário
Autor:
Guedes, Gonçalo (ac. Lamego 1589 -1594)
Centro de Fabrico:
Lamego
Datação:
1589 d.C. - 1594 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de castanho
Dimensões (cm):
altura: 248,5; largura: 134,5;
Descrição:
Pintura retabular representando o Calvário. Nela figuram, dominando todo o espaço central, Cristo crucificado, moribundo, de rosto caído, desnudado, envergando apenas o perizoneum a cingir-lhe a cintura. Ao seu lado esquerdo figura Maria, toucada por um véu azul e envergando um gampo que lhe oculta o pescoço. Numa atitude protetora, coloca a mão sobre o ombro de um sacerdote em oração, calvo, representado ao nível do busto, que, segundo o antigo diretor do Museu, João Amaral (Amaral, 1961), corresponderá ao retrato do bispo fundador do Mosteiro das Chagas, em Lamego, D. António Telles de Menezes (1579-1598). No lado oposto figuram, numa representação a meio corpo, São João Evangelista, imberbe e com longos cabelos e olhar voltado para o rosto de Cristo, e, mais abaixo, enxugando as lágrimas com um lenço, Maria Madalena, debruçada ao pé da cruz. Fundo escuro com nuvens. "A data incerta, mas com muita probabilidade no séc. XVIII, a avaliar pelas caraterísticas dos repintes e pela moldura, este grandioso painel foi quase integralmente refeito. Na parte superior, verifica-se um corte e acrescento do suporte, que afetou pictoralmente parte da cruz e dos braços de Cristo, enquanto que, na parte inferior, a figuração de Madalena e do doador ficaram reduzidos ao nível do busto. Os repintes muito grosseiros, sobretudo os das carnações, como é visível no perfil de Madalena, ocultam processos originais e dão ao painel uma aparência mais tardia" (Rodrigues, 1998). A pintura apresenta uma moldura de inspiração Sansovino, com enrolamentos vegetalistas e rematada superiormente por putti e querubins a enquadrar o "Sagrado Coração".
Incorporação:
Transferência - (mosteiros extintos) Mosteiro das Chagas de Lamego
Origem / Historial:
A pintura fazia parte de um retábulo que se achava no coro alto da igreja das Chagas em Lamego, tendo sido João Amaral que, a instâncias suas, o fez trasladar para o Museu "salvando-se assim da tristíssima derrocada que se deu no referido coro". (Amaral, 1961) Segundo, ainda, o antigo Conservador do Museu de Lamego (João Amaral, 1961), o retrato do Bispo doador é o original que serviu de modelo para várias cópias, entre elas a que está na sacristia da igreja das Chagas, que tem a seguinte legenda: "Este retrato foi copiado do antigo pelo Pe. Francisco José dos Mártires no mês de Dezembro de 1819". Relativamente a Gonçalo Guedes, Vítor Serrão revela-nos o seguinte. "Destacada figura da pintura lamecense do ciclo maneirista é já o citado Gonçalo Guedes (nascido em Mondim, em 1559, e com atividade conhecida até, pelo menos 1600), que nos deixou duas interessantes efígies do bispo D. António Teles de Meneses, o seu protector. Trata-se de um pequeno retrato do epíscope, tanto em busto sobre tela de qualidade excelente (Santa Casa da Misericórdia de Lamego), como num painel do Calvário com doador orante, com o bispo representado de joelhos. Ambos os quadros são muito personalizados de desenho e sentido compositivo. O último segue uma estampa de Zacharias Dolendo e assume no torso de Cristo uma elegante pose deliberadamente inspirada em Luís de Morales, "el Divino", célebre pintor maneirista de Badajoz." (Serrão, 2000).

Bibliografia

ALVES, Alexandre - Artistas e Artifices nas Dioceses de Lamego e Viseu, na revista "Beira-Alta". Viseu: Junta Distrital de Viseu, pág. 43

AMARAL, João - Roteiro Ilustrado da Cidade de Lamego. Lamego: 1961, pág. 61

AMARAL, João - Um Belo Documento Caligrafico que nos fala do Bispo Fundador do Convento das Chagas de Lamego, no "Boletim da Casa Regional da Beira-Douro": Janeiro de 1961, pág. 17

CORREIA, Vergilio - Artistas de Lamego. Coimbra: 1923, pág. -

LARANJO, F. J. Cordeiro - Museu de Lamego. Lamego: C.M.Lamego, 1991, pág. 76

LARANJO, F.J. Cordeiro - Evocação de Alguns Bispos de Lamego. Lamego: Museu de Lamego, 1976, pág. nº7

RODRIGUES, Dalila - "Pintura", Museu de Lamego. Roteiro. Lisboa: Museu de Lamego/IPM, 1998, pág. 27-28

SERRÃO, Vítor - "A Pintura Maneirista em Portugal: arte no tempo de Camões. (Catálogo de exposição). Lisboa: C. N. D.P., 1995, pág. 318-319, 495

SERRÃO, Vítor - "A Pintura Maneirista em Portugal: das brandas "maneiras" ao reforço da propaganda", História da Arte Portuguesa (DIr. de Paulo Pereira), vol. II. Lisboa: Cìrculo de Leitores, 1995, pág. 470

SERRÃO, Vítor - "O núcleo de pintura religiosa do Arciprestado de Vila Nova de Foz Côa (séculos XVI-XVIII)", Foz Côa. Inventário e Memória (coor. de João Soalheiro). Porto: Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, 2000, pág. 71

SERRÃO, Vítor - A Pintura Proto-Barroca em Portugal, 1612-1675 (tese de doutoramento) 2vols.. Coimbra: 1992, pág. -

SERRÃO, Vítor - Contributos para o Estudo da Pintura Proto-Barroca em Portugal (1612-1657), "in" ""Portugal e Espanha entre a Europa e Além-Mar". Actas do IV Simpósio Luso-Espanhol de História da Arte. Coimbra: Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra, 1998, pág. 435

MACHADO, Ana Raquel dos Santos (2014) - A Arte da Moldura em Portugal durante a Idade Moderna (séc. XVI-XVIII). Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. , pág. 225

DUARTE, Marco Daniel - Calvário in NA ROTA DAS CATEDRAIS. CONSTRUÇÕES [D] E IDENTIDADES (Roteiro). Direção-Geral do Património Cultural, Secretariado Nacional dos Bens da Igreja (Org.) Palácio Nacional da Ajuda, 2018 (28 Jun - 30 Set) , pág. Pág. 41

 
     
     
   
     
     
     
 
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