MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
111
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Jerónimo
Autor:
Reinoso, André (act. 1610-1641)
Datação:
1620 d.C. - 1630 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de castanho
Dimensões (cm):
altura: 35,5; largura: 17,5;
Descrição:
Representação de corpo inteiro e frontal de São Jerónimo, um dos quatro Doutores da Igreja. O santo figura anacoreta, com uma silhueta longilínea, semidespido, usando apenas um manto envolto à cintura que lhe cobre parcialmente as pernas e lhe deixa a descoberto os pés descalços, o tronco e braços descarnados; calvo e de barba curta grisalha, possui o rosto lívido, voltado à direita com o olhar baixo dirigido ao crucifixo que segura com a mão esquerda; com a direita, bate no peito com uma disciplina. Aos pés do Santo, à esquerda, espreita um leão. O forte clarão que ilumina a cabeça do Santo e se propaga de modo esbatido a contornar toda a silhueta, do lado direito, contrasta com a nuvem negra que se desenha no plano de fundo. Apesar do estilo miniatural, apresenta um notável realismo visível na cuidada modelação de volumes.
Incorporação:
Outro - Oferta: Família Veloso (Lamego)? / Tansferência: Mitra da Sé de Lamego?
Origem / Historial:
De acordo com Vítor Serrão, o Museu de Lamego preserva um dos maiores e melhores conjuntos de pintura seiscentista portuguesa com produção de um só autor, constituído por dezasseis painéis procedentes da Sé lamecense, ao tempo do bispo D. Martim Afonso Mexia. As nove tabuinhas devocionais, de capela privada, figurando santos do hagiológio cristão, que pertencem a este conjunto, pelo seu acabamento mais irregular, serão, por isso, de fatura oficinal. (Serrão, no prelo). Por outra parte, relativamente à proveniência deste conjunto, no "Guia de Trás-os-Montes", refere-se que pertenceram à capela particular da família Veloso e que se encontravam na casa que possuía na zona do Castelo (Guia, 1988). De facto, esta família conserva, em casa sita na Rua do Comércio, também em Lamego, cópias de duas das nove pinturas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica