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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
110
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Marcos
Autor:
Reinoso, André (act. 1610-1641)
Datação:
1620 d.C. - 1630 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de castanho
Dimensões (cm):
altura: 35,5; largura: 17,5;
Descrição:
Tábua figurando São Marcos. O santo é representado de corpo inteiro, frontal e em contraponto, definindo uma linha sinuosa, com a perna esquerda semifletida e em avanço em relação à direita e o tronco inclinado. Barbado e com cabelos soltos sobre as costas, rebaixa o olhar sobre um livro aberto que sustém na mão esquerda. Usa um manto acastanhado, envolto na cintura e caido sobre as pernas sobre uma túnica azul que lhe deixam visíveis os pés descalços, representados com notável realismo. À esquerda, surge um leão, atributo iconográfico do Santo. O fundo é liso e negro, contrastando com a luminosidade do nimbo dourado que moldura a cabeça do santo e se propaga à esquerda, de modo esbatido, por toda a silhueta. Apesar do estilo miniatural, apresenta um notável realismo, com um tratamento dos panejamentos em vigorosa movimentação e sugestivos efeitos claroescuristas.
Incorporação:
Outro - Oferta: família Veloso (Lamego) / antigo Paço Episcopal de Lamego?
Origem / Historial:
De acordo com Vítor Serrão, o Museu de Lamego preserva um dos maiores e melhores conjuntos de pintura seiscentista portuguesa com produção de um só autor, constituído por dezasseis painéis procedentes da Sé lamecense, ao tempo do bispo D. Martim Afonso Mexia. As nove tabuinhas devocionais, de capela privada, figurando santos do hagiológio cristão, que pertencem a este conjunto, pelo seu acabamento mais irregular, serão, por isso, de fatura oficinal. (Serrão, no prelo). Por outra parte, relativamente à proveniência deste conjunto, no "Guia de Trás-os-Montes", refere-se que pertenceram à capela particular da família Veloso e que se encontravam na casa que possuía na zona do Castelo (GUia, 1988). De facto, esta família conserva, em casa sita na Rua do Comércio, também em Lamego, cópias de duas das nove pinturas.
 
     
     
   
     
     
     
 
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