MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
107
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Santa Ana e a Virgem
Autor:
Reinoso, André (act. 1610-1641)
Datação:
1620 d.C. - 1630 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de castanho
Dimensões (cm):
altura: 35,5; largura: 17,5;
Descrição:
Pintura figurando Santa Ana e a Virgem. As duas personagens estão de pé, ligeiramente de perfil, voltadas uma para a outra, num movimento que sugere o caminhar. A figura de Santa Ana impõe-se pela monumentalidade das suas vestes de movimentado pregueado. Com véu e gampo brancos, usa um vestido azul e um manto rosa traçado na frente. O rosto oval inclinado acompanha a leitura do livro aberto que a Virgem, do lado esquerdo, segura com ambas as mãos. A Virgem usa uma túnica longa de mangas compridas cingida à cintura; os cabelos compridos, soltos, emolduram um rosto de criança atenta aos ensinamentos. O fundo é liso e escuro. Apesar do estilo miniatural, apresenta um notável realismo com sugestivos efeitos claroescuristas.
Incorporação:
Transferência - Oferta: Família Veloso (Lamego)? / Tansferência: Mitra da Sé de Lamego?
Origem / Historial:
De acordo com Vítor Serrão, o Museu de Lamego preserva um dos maiores e melhores conjuntos de pintura seiscentista portuguesa com produção de um só autor, constituído por dezasseis painéis procedentes da Sé lamecense, ao tempo do bispo D. Martim Afonso Mexia. As nove tabuinhas devocionais, de capela privada, figurando santos do hagiológio cristão, que pertencem a este conjunto, pelo seu acabamento mais irregular, serão, por isso, de fatura oficinal. (Serrão, no prelo). Por outra parte, relativamente à proveniência deste conjunto, no "Guia de Trás-os-Montes", refere-se que pertenceram à capela particular da família Veloso e que se encontravam na casa que possuía na zona do Castelo. (Guia, 1988) De facto, esta família conserva, em casa sita na Rua do Comércio, também em Lamego, cópias de duas das nove pinturas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica