MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário:
1028
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Pelourinho de Chacim (Macedo de Cavaleiros)
Título:
Pelourinho de Chacim
Autor:
Sousa, Alberto, ( 1880 - 1961 )
Datação:
1937 d.C.
Matéria:
Aguarela Papel
Suporte:
Papel
Técnica:
Aguarela
Dimensões (cm):
altura: 38; largura: 27;
Descrição:
Aguarela onde predominam tons claros e que representa o Pelourinho de Chacim, de granito aparelhado assente em três degraus de base quadrangular, e coluna com fuste oitavado com quatro faces mais estreitas, alternando entre si. As faces mais estreitas são decoradas por florões. O fuste é encimado por anel circular e estriado. A coluna é encimada por um disco achatado com cachorros salientes dos quais são visíveis três, tendo no espaço entre os braços alguns motivos decorativos, e no extremo de dois dos braços vê-se uma haste de ferro serpentiforme com argola. Capitel de forma de prismática que numa das faces possui o escudo (de Portugal ?) e. noutra. uma figura humana. É rematado por pequeno colunelo. No lado direito encontra-se uma senhora montada num burro que é guiado por um homem. A senhora usa um lenço na cabeça, uma blusa branca e saia escura e o homem tem um chapéu na cabeça e camisa castanha. Ao fundo, do lado esquerdo da composição, vê-se parte de uma casa caiada com porta entreaberta e letreiro do lado direito da porta. Ao centro vê-se uma Igreja caiada, com porta de arco de volta perfeita, janela envidraçada, relógio e torre sineira de dois sinos encimada por cruz de Cristo e dois pináculos, um de cada lado. É visivel, ainda, um contaforte, do lado esquerdo, de cantaria encimado por pináculo. Do lado direito vêem-se duas casas adossadas, uma amarelada e outra branca com janelas e portas de madeira.
Incorporação:
Compra
Origem / Historial:
Segundo as Actas do Colóquio O Abade de Baçal é feita referência ao Conselho Nacional de Turismo (27/12/1934) que, em 1937, vai financiar as Aguarelas dos Pelourinhos de Alberto Sousa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica