MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário:
1026
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Pelourinho de Abreiro (Mirandela)
Título:
Pelourinho de Abreiro
Autor:
Sousa, Alberto, ( 1880 - 1961 )
Datação:
1937 d.C.
Matéria:
Aguarela; Papel.
Suporte:
Papel.
Técnica:
Aguarela.
Dimensões (cm):
altura: 38; largura: 27;
Descrição:
A aguarela representa o Pelourinho de Abreiro assente em três degraus de forma quadrangular, com base cilíndrica oitavada encimada por dois anéis de granito de secção circular um na parte inferior e outro na parte superior. A coluna tem fuste oitavado e liso, dividido em três blocos de pedra com grampos de ferro a unir os tambores. Capitel prismático, representando numa das faces o escudo de Portugal, encimado por pirâmide cónica e rematado por esfera. De pé, do lado direito, encontra-se uma senhora com cabelos pretos apanhados atrás e trajando vestes pretas. Atrás do Pelourinho vê-se uma casa de blocos de granito aparelhado com uma janela de guilhotina envidraçada, varanda de ferro forjado pintada de castanho, duas portas de madeira em tons avermelhados e outra porta de folha de zinco na casa adossada. Vêem-se sombras reflectidas, tratando-se, possivelmente, de um final de tarde.
Incorporação:
Compra
Origem / Historial:
Segundo as Actas do Colóquio, O Abade de Baçal é feita referência ao Conselho Nacional de Turismo (27/12/1934) que, em 1937, vai financiar as Aguarelas dos Pelourinhos de Alberto Sousa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica