MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário:
1025
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Pelourinho de Pinhovelo (Macedo de Cavaleiros)
Autor:
Sousa, Alberto, ( 1880 - 1961 )
Datação:
1937 d.C.
Matéria:
Aguarela Papel
Suporte:
Papel
Técnica:
Aguarela
Dimensões (cm):
altura: 37,5; largura: 26,5;
Descrição:
Aguarela de céu azul intenso e alguns arbustos (com predominância das cores claras que transmitem luminosidade), representando o Pelourinho de Pinhovelo assente em dois degraus de base quadrangular. Coluna de fuste octogonal decorado por semi-esferas em série alternando com ornatos em ponta de diamante, e encimado por bloco quadrangular e capitel paralelipipédico com as Armas de Portugal numa das faces e rematado por uma pirâmide cónica coroada por pequena esfera. Do lado esquerdo do Pelourinho passa uma mulher jovem, de braço caído ao longo do corpo, com lenço preto na cabeça, avental, saia comprida e blusa escura. Em segundo plano vêem-se casas construídas em pedra e barro, com portas e janelas de madeira de cor acinzentada, dando a ideia de mau estado de conservação.
Incorporação:
Compra
Origem / Historial:
Segundo as Actas do Colóquio O Abade de Baçal é feita referência ao Conselho Nacional de Turismo (27/12/1934) que, em 1937, vai financiar as Aguarelas dos Pelourinhos de Alberto Sousa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica