MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário:
1020
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Pelourinho de Vinhais
Título:
Pelourinho de Vinhais
Autor:
Sousa, Alberto, ( 1880 - 1961 )
Datação:
1937 d.C.
Matéria:
Aguarela Papel
Suporte:
Papel
Técnica:
Aguarela
Dimensões (cm):
altura: 37,5; largura: 26,2;
Descrição:
A aguarela, com cores claras que transmitem a luminosidade da cena, representa o Pelourinho de Vinhais assente em cinco degraus de forma quadrangular. Coluna de base quadrangular e com fuste octogonal encimado por um capitel onde se exibe o escudo de Portugal, na face do lado esquerdo da figura. O fuste é encimado por capitel ovalado e achatado com quatro cachorros em diagonal possuíndo nos topos cabeças de serpente com florões intermédios sobrepujado de forma cónica rematada por esfera armilar com cruz de Cristo. Junto do Pelourinho, do lado direito, encontra-se uma criança em pé de cabelos curtos e escuros, de costas voltadas para o espectador e olhando para o lado, de calça e casaco de cor acastanhada. Atrás do Pelourinho existe um muro que resguarda um monte de lenha. Atrás casa seiscentista brasonada com imposta e muitas janelas de sacada. Vê-se, ainda, ao fundo e do lado esquerdo do Pelourinho, parte de uma outra casa e folhagens de árvores.
Incorporação:
Compra - Fundo Antigo do Museu
Origem / Historial:
Segundo as Actas do Colóquio O Abade de Baçal é feita referência ao Conselho Nacional de Turismo (27/12/1934) que, em 1937, vai financiar as Aguarelas dos Pelourinhos de Alberto Sousa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica