MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 1 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
79 Pint.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Caricatura do Dr. Joaquim Manso
Autor:
Amarelhe, Américo
Datação:
1928 d.C.
Suporte:
Papel
Técnica:
Gouache / aguarela
Dimensões (cm):
altura: 43; largura: 32,5;
Descrição:
Caricatura colorida do Dr. Joaquim Manso sentado à secretária, com uma mão no queixo e outra sobre a mesa, onde se encontra o jornal "Diário de Lisboa", um mata-borrão, um cinzeiro, um tinteiro e folhas em branco. Veste fato completo, com camisa e colete creme, casaco azul, lenço branco na lapela e gravata às riscas. Figura calva e com um monóculo, no seu olho direito.
Incorporação:
Doação - Oferta do Eng. Pedro Manso Lefèvre, filho do Dr. Joaquim Manso.
Origem / Historial:
Américo da Silva Amarelhe (Porto, 1892 – Lisboa, 1946), conhecido como Amarelhe, foi um caricaturista, pintor e cenógrafo de algumas das mais sucedidas produções teatrais lisboetas da primeiras décadas do século XX. Colaborou em diversas publicações, como “O Palco” (1912), “O Século Cómico – Suplemento humorístico d'O Século” (1913-21), “Sempre Fixe” (1926-32) e o “Diário de Lisboa: edição mensal” (1933). Esta caricatura do Dr. Joaquim Manso realizada por Amarelhe foi oferecida ao representado pelo artista. Joaquim Manso foi fundador e director do jornal "Diário de Lisboa" e benemérito deste Museu, uma vez que a sua moradia de veraneio na Nazaré foi doada ao Estado através de Amadeu Gaudêncio (1968) para se instalar o Museu da Nazaré.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica