MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
107 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Virgem da Anunciação
Título:
Virgem da Anunciação
Autor:
Cornelis van Cleve
Datação:
1541 d.C. - 1555 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 64; largura: 49;
Descrição:
A Virgem, representada em perfil a 3/4, surge nimbada e com a cebeça velada, tendo as mãos postas em sinal de oração. No fundo, uma inscrição em latim: "Ecce ancilla dñi fiat mihi secundum verbum tuum, Luce 1º"
Incorporação:
Outro - Transferência: Convento de Brancanes (Setúbal).
Origem / Historial:
De acordo com o que consta no inventário do Museu Nacional de Arte Antiga, esta pintura foi uma oferta do Papa Inocêncio XI à Rainha D. Catarina de Bragança,mulher de Carlos II de Inglaterra, tendo vindo para Portugal no ano de 1693. Em 1705 pertence já ao Rei D. Pedro II, passando posteriormente para o Rei D. João V, o qual o oferece a José Pereira de la Cerda que, por sua vez, o dá à Igreja do Convento de Brancanes. Em 1834, data da extinção das ordens religiosas, passa para a posse do Estado (cf. Raczynski, Les Arts en Portugal, p.263), sendo então atribuída a Rafael Sanzio. Relativamente à atribuição, Luís Reis-Santos apontou o nome de Cornelis van Cleve, no que foi secundado por Max Friedlander. Na opinião destes dois historiadores, o pintor ter-se-á baseado numa composição realizada pelo seu pai, Joos van Cleve que, por seu turno, se inspirou numa obra de Andrea del Sarto.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica