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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1069 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Nascimento de São João Baptista (?)
Autores:
Gregório Lopes (activo desde 1513, morreu em 1550)
Desconhecido
Datação:
1530 d.C. - 1540 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 134; largura: 134;
Descrição:
O nascimento decorre no interior de um compartimento replecto de objectos de uso quotidiano, destacando-se nas prateleiras algumas garrafas, frascos de compota e um cofre pequeno. À esquerda da composição, num leito com dossel redondo, Santa Ana repousa numa cama em que o branco dos lençóis e das almofadas contrasta com o verde acizentado da colcha. Ao seu lado, sentado, envolto em vestes vermelhas e com um terço nas mãos, encontra-se São Joaquim que observa uma mulher ajoelhada prestes a atear um fogareiro de barro em redor do qual se dispõem inúmeros recipientes com mésinhas. Outras quatro figuras femininas surgem representadas, estando cada uma delas entregue a uma tarefa específica: vestida de negro, uma dama aconchega as almofadas da cama; aos pés do leito encontra-se uma jovem que segurando uma faca na mão esquerda olha para a senhora que tem a Virgem ao colo e, por fim, acabada de entrar no quarto, uma criada transporta um cesto com ovos. Através da porta aberta que dá acesso a uma divisão contígua, podemos observar uma criada a depenar uma ave, tendo ao lado um gato.
Incorporação:
Outro - Transferência: Conventos Extintos
Origem / Historial:
Este quadro surge referenciado no inventário do Museu Nacional de Arte Antiga como sendo proveniente do Convento da Esperança em Lisboa. Contudo, e como concluíu José Alberto Seabra de Carvalho no seu estudo sobre a proveniência de algumas pinturas da colecção desta instituição, estamos perante um erro de inventariação. De facto, segundo o termo de entrega das pinturas do Convento que vieram a ser distribuídas pela Academia e Museu de Belas Artes, não consta nenhum quadro com esta temática. Assim sendo, há que procurar a sua origem no espólio de outras casas religiosas extintas no final do século XIX. Segundo uma anónima nota a lápis na ficha de inventário desta pintura, o tema nela representado é identificado como "Nascimento de S. João" (Baptista). Para a discussão da iconografia veja-se J.A. Seabra Carvalho, "Gregório Lopes", Lisboa, 1999, p.52-54. Este autor atribui a pintura a Gregório Lopes
 
     
     
   
     
     
     
 
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