MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 1030
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Retrato de Homem
Autor:
Jiménez y Aranda, José (atrib.) (Sevilha, 1837 - Sevilha, 1903)
Datação:
1879 d.C. - XIX
Matéria:
Óleo.
Suporte:
Madeira.
Dimensões (cm):
altura: 12.5; largura: 10;
Descrição:
Retrato de um homem em busto, executado em óleo sobre tela. Apresenta-se de perfil, não muito idoso, com traje próprio do século XVIII, sobre um fundo neutro e escuro onde podemos observar a cabeça denotando a sua calvície, uma parte do tronco e o braço direito. Parece estar sentado, com um olhar de lado e muito circunspecto. Enverga camisa com folhos centrais e provavelmente com laço ao pescoço, usando casaca subida em tons dourados com botões. No canto inferior direito a composição apresenta um efeito de inacabado, tão ao gosto dos pintores de finais do século XIX, contrastando com o detalhe empregue na execução do rosto. As cores variam entre o branco, o amarelo dourado, diferentes tons de castanhos, cinza e rosa. No canto superior esquerdo encontra-se assinalada a vermelho a assinatura do autor, bem como a data da produção da obra: “J. Jiménez, Paris 79".
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Adquirido, num grande lote, ao senhor Neves por 500$00 (quinhentos escudos). Trazia uma grossa e larga moldura de pau santo, com tremidos. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 6.000$00 (seis mil escudos). Informação Dra Ana Mântua: O Dr. Anastácio Gonçalves, comprou num lote leiloado no dia 29 de outubro de 1959, no qual também constava uma pintura de Madrazo que se encontra na exposição permanente. É curioso destacar que numa anotação feita pelo próprio colecionador este considerava que as duas obras fazim “pendant”.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica