MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 106
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Vaso
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
China
Datação:
1620 d.C. - 1640 d.C. - Dinastia Ming
Matéria:
Porcelana branca, azul cobalto, vidrado e emaltes - "Wucai" ou "cinco cores".
Técnica:
Azul cobalto aplicado sobre a pasta crua, revestida em seguida de vidrado, depois recebe os esmaltes.
Dimensões (cm):
altura: 13; diâmetro: boca: 20; base: 13;
Descrição:
Vaso de parede acentuadamente arredondada, estreitando em direcção ao bordo, terminando em pequeno lábio arredondado, suportado por pé inclinado para o interior. Foi executado ao torno numa porcelana branca, pesada e espessa, que apresenta pequenas manchas ferruginosas e é revestida de um vidrado ligeiramente azulado, à excepção da base, extremidade do pé e bordo, que se tornaram castanhos em contacto com a atmosfera do forno. A paragem do vidrado é assinalada por uma linha alaranjada. A decoração associa o azul cobalto sob o vidrado, apenas nos círculos do pé e do bordo e esmaltes verde, vermelho ferro, castanho e suas gradações, sobre o vidrado. A peça é totalmente decorada por dois dragões alongados de quatro garras, um verde e outro castanho, disputando a "pérola" marcada por uma espiral, símbolo do trovão, evoluindo entre chamas, sobre dois rochedos verdes rodeados por ondas em vermelho. Completam a decoração três dos "Oito Objectos Preciosos": o losango, em castanho com fitas ondulantes verdes, separando as caudas dos dragões, e a pintura e os livros enlaçados por fitas verdes, entre os rochedos.
Incorporação:
Legado - Por testamento em 31 de Julho de 1964
Origem / Historial:
Adquirido a Dr. Barjona, em 5/10/1947, por 3.200$00 (três mil e duzentos escudos). Em 1965, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 7.500$00 (sete mil e quinhentos escudos). A peça foi incorporada em 18/8/ 1967 por auto de entrega e cessão de bens ao Estado.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica