Museu:
Museu Nacional do Azulejo
N.º de Inventário:
MNAz 1 Pint
Denominação:
Pintura - Panorama de Jerusalém /Paixão de Cristo segundo Simão Pedro
Local de Execução:
Flandres, Bélgica
Suporte:
Madeira de carvalho
Dimensões (cm):
altura: 196 cm; largura: 205,7 cm; espessura: 21 cm;
Descrição:
Pintura de carácter miniatural representando a Paixão de Cristo como uma encenação teatral de cenas simultâneas. As cenas representadas, com diversas personagens, desenrolam-se entre diversas arquitecturas, sem sequência cronológica, sobretudo junto aos limites esquerdo, direito, inferior e superior. O centro da composição é ocupado pela representação do Templo de Salomão de planta centralizada com arcarias, coberto por cúpula bulbosa, elemento que se repete em outras coberturas. As estruturas arquitectónicas são compostas por edifícios fortificados e civis, de um a três pisos, com arcarias e varandas, de pendor goticizante, com arcos contracurvados, elemento que se repete na forma da própria pintura. As cenas representadas são: Lava-pés, Última Ceia, Agonia de Cristo no Monte das Oliveiras, Prisão de Cristo, Beijo de Judas, Negações de S.Pedro, Cristo perante Caifás, Pilatos e Herodes, Flagelação de Cristo, Apresentação ao Povo, Subida ao Cálvario, Cristo e Verónica, Cristo despojado das suas vestes, Cristo pregado na Cruz, Morte de Cristo, Descida da Cruz , Sepultura e Enforcamento de Judas.
No canto inferior direito encontra-se uma personagem feminina, com hábito de clarissa, ajoelhada sobre um missal, atrás da qual se encontra outra personagem feminina, também ajoelhada. Supõe-se que seja a representação de D. Leonor de Portugal, a quem foi oferecida esta tábua, e de uma acompanhante.
Esta forma de apresentação radica na tradição iniciada por Memling de narrativas simultâneas.
Incorporação:
Fundo Antigo