MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Cerâmica
N.º de Inventário:
MC 129
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Painel de azulejos
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Caldas da Rainha
Oficina / Fabricante:
Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha
Datação:
1893 d.C. - 1905 d.C.
Matéria:
Barro vermelho
Técnica:
Moldada
Dimensões (cm):
altura: 40; largura: 40; espessura: 2,2;
Descrição:
Painel de nove azulejos de forma rectangular, com a parte superior recortada. A decoração é relevada e constituída, na parte inferior, por três triângulos abaulados, de inspiração gótica, contendo girassóis, rematados na parte superior por uma flor e lateralmente com ramos de trevos, nas pontas. Ao centro encontra-se uma maçaroca rematada por um elemento alusivo a uma flor-de-lis. Nas duas laterais encontram-se dois cachos de uvas, rematados por folhas recortadas nos bordos.
Incorporação:
Compra - Fez parte da colecção de Alfredo Lucas Cabral, tendo sido adquirida para o Museu em 1979, integrando o seu primeiro núcleo expositivo.
Origem / Historial:
Rafael Bordalo Pinheiro inspirou-se, na criação dos seus azulejos, na produção hispano mourisca do século XVI, de que este exemplar constitui um exemplo. Encontramos os originais no Paço Real de Sintra, no quarto chamado de D. Sebastião, onde se pode admirar um conjunto notável de azulejos de folhas de parras delimitadas por remates recortados e relevados, de produção sevilhana do início do século XVI.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica