MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1397
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Concílio dos Deuses
Autores:
Gonçalves, André (n.1685; f.1762) atribuido a
Machado, Cirillo Wolkmar
Datação:
XVIII d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 104; largura: 142;
Descrição:
Representação de vários deuses no Olimpo. A composição desenvolve-se em sentido ascendente, estando os vários deuses sentados num tapete de nuvens. Assim, em primeiro plano, encontram-se duas das musas, e uma figura masculina. Do lado esquerdo, uma figura masculina, despida, apenas com um manto azul sobre a cintura, alada e a segurar uma gadanha, que podemos identificar como Saturno. Junto a ele um pequeno anjo. Num plano mais elevado, um outro grupo, à direita encontra-se Diana que volta o rosto em direcção a Júpiter, que se encontra ao centro. Do lado direito, Mercúrio, que paira no ar. Do lado direito, na parte inferior, uma paisagem.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
A pintura poderá ter pertencido à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora. Esta colecção deu origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora. Esta pintura vem referida no inventário que António Francisco Barata fez da colecção de pinturas da B.P.E., em 1890, com o número 431, apenas como "Quadro mythologico". A 1 de Março de 1915 a pintura, tal como o resto da colecção da B.P.E., foi transferida para o Museu de Évora.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica