Origem / Historial:
Nos antigos jogos equestres, a destreza e habilidade dos cavaleiros eram postas ao serviço da selecção dos afamados ginetes hispânicos. A uma função fundamentalmente prática, os jogos associavam um carácter lúdico e de aparato, para o qual concorriam a riqueza e o colorido dos arreios e demais acessórios de cavalaria. Não menos importantes eram as armas utilizadas pelos
participantes - lanças, espadas, canas e pistolas -, bem como os escudos, decorados com motivos figurativos e simbólicos que, pelas suas características formais e significado intrínseco, serviam os intentos desta equitação vigorosa e arrojada.
Pelas descrições e gravuras coevas, é possível concluir que um dos motivos recorrentes era o da "cabeça da Medusa", usado tanto em escudos como em alvos fixos. O objectivo era idêntico: petrificar o atacante que, num misto de horror e encanto, seria compelido a investir, simultaneamente para abater o adversário (cumprir uma tarefa) e para conquistar o "fruto" apetecido.
Esta ambivalência é, de facto, uma constante intemporal, conotada com a mais famosa das três Górgonas. Castigada por Palas Atena, a bela Medusa transforma-se num ser hediondo, com a cabeleira repleta de repulsivas serpentes, mas extremamente poderoso, poder esse que lhe era conferido pelo olhar e que usava sem compaixão contra todos os que, atraídos pelo desconhecido
e pela aventura, dela se aproximavam.
Apenas Perseu conseguiria enfrentar a pérfida criatura, derrotando-a com as suas próprias armas, ou seja, fazendo reflectir no seu escudo brilhante os olhos da Medusa, para logo a decapitar. O escudo tem, portanto, uma função simultaneamente defensiva e ofensiva, através do qual o herói se apropria da força do adversário, tornando-se invencível.
O mesmo duplo sentido pode ser encontrado na representação da cabeça da Medusa em acessórios de torneio e de jogos equestres do século XVIII. Para o cavaleiro que a transporta no seu escudo, a Medusa simboliza a inquestionável supremacia e a certeza de uma vitória fulgurante; ela é o seu aliado na luta, ao mesmo tempo que assegura um combate aguerrido ao produzir um efeito perverso sobre o inimigo, para quem a superação do horror passa, inevitavelmente, pelo ataque. Esta noção de triunfo sobre o aterrador e o misterioso é tanto mais clara quando a figura mitológica surge representada sob a forma de alvo imóvel, pronto a ser trespassado pela cana ou pela lança do cavaleiro, que a encara como a personificação do Mal, da probição e da fealdade.