MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
999.2.26
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Instrumentos e utensílios
Denominação:
Tabuleiro de jogo de Alguergue
Grupo Cultural:
Época Islâmica
Datação:
Idade Média - Contexto Islâmico
Matéria:
Xisto
Técnica:
Gravação por incisão
Dimensões (cm):
largura: 28; espessura: 2,6; comprimento: 31;
Descrição:
Tabuleiro de jogo de Alguergue de Nove gravado sobre um suporte de xisto de cor avermelhada. O tabuleiro apresenta uma forma sub-rectangular de secção e perfis sub-rectangulares. O jogo propriamente dito é composto por três quadrados concêntricos, unidos por linhas perpendiculares através dos pontos médios de cada lado. Como a maioria dos tabuleiros de jogo islâmicos, em suporte de xisto, a gravação é muito precisa e regular. O jogo do alguergue terá sido introduzido na Península Ibérica pelos muçulmanos aquando da sua conquista. A palavra alguergue deriva do termo árabe al-quirkat, que significa pequena pedra, em alusão ao modo de jogo do mesmo. Na época moderna este jogo é também denominado Jogo do Moinho. O jogo do alguergue ou alquerque é um jogo de estratégia que se desenrola em duas fases. A primeira consiste na colocação, à vez, das nove pedras de cada jogador: em cada jogada o jogador coloca uma peça num ponto de intersecção das linhas. Cada adversário tem de colocar três pedras "em linha" ao mesmo tempo que impede o adversário de o fazer. Quando um jogador coloca três pedras "em linha" significa que fez Moinho tendo o direito de retirar uma peça do adversário. A partir desta fase as peças podem apenas ser movimentadas, no sentido das linhas, na vertical e horizontal. Não se pode "saltar" pontos de intersecção. Quando o jogador que estiver a perder possuir apenas três peças no tabuleiro é-lhe concedido o direito de ocupar qualquer posição no tabuleiro de jogo. O jogo termina quando um dos jogadores tiver apenas duas peças.
Incorporação:
Outro - Integração de espólio arqueológico no MNA por despacho do Ministro da Cultura
Proveniência:
Castelo Velho de Alcoutim
Origem / Historial:
Peça proveniente das escavações de Helena Catarino realizadas no Castelo Velho de Alcoutim. Foi integrada no acervo do Museu Nacional de Arqueolgia por despacho do Ministro da Cultura, ofício nº 7049, de 10 de Novembro se 1997.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica