MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 26 de maio de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
18707
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Estela antropomórfica
Datação:
2500 a.C. - 1500 a.C. - Calcolítico Final - Bronze Inicial
Matéria:
Granito
Dimensões (cm):
altura: 31,5; largura: 20,5; espessura: 15;
Descrição:
Estela em granito, de forma subrectangular, arredondada no topo superior. Apresenta uma figuração antropomórfica por incisão representando o pescoço e a cabeça: os olhos estão representados por duas depressões profundas circulares e o nariz por um sulco vertical profundo. O pescoço está reduzido a um sulco horizontal, de que pendem três curvas concêntricas sugerindo um colar. Lateralmente a peça é igualmente decorada por incisões de linhas que se cruzam formando um reticulado que podem significar os cabelos ou um toucado. A estela apresenta-se fracturada na extremidade inferior.
Incorporação:
Doação - Doado pelo sr. Dr. Francisco Cordovil Barahona.
Proveniência:
Crato.
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* "O monumento apareceu no Crato, numa herdade, e foi oferecido ao Museu pelo sr. Dr. Francisco Cordovil Barahona, de Portalegre" (in O Arqueólogo Português, vol. XV, p. 33, fig. 3).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica