MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
43493
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Artefactos ideotécnicos
Denominação:
Lúnula
Grupo Cultural:
Calcolítico da Estremadura Portuguesa
Datação:
Calcolítico
Matéria:
Calcário
Técnica:
Talhe, perfuração e polimento
Dimensões (cm):
largura: 5,32; espessura: 0,69; comprimento: 15,1;
Descrição:
Artefacto votivo de calcário em forma de crescente lunar, com quatro perfurações bicónicas localizadas junto ao bordo convexo. Está decorado em ambas as faces junto ao bordo côncavo. A lúnula é composta por quatro incisões em segmentos de círculo, paralelas entre si que acompanham a curvatura do bordo. (ARRUDA,1994)
Incorporação:
Achado - Escavação do Museu dirigida pelo diretor Manuel Heleno
Proveniência:
Alto da Serra das Baútas junto ao Casal do Lage no Vale de Carenque.
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* A Necrópole das Baútas foi identificada no decorrer de trabalhos agrícolas. Situa-se a meio do esporão sobranceiro à Ribeira de Carenque, a cerca de 150 metros do Povoado das Baútas. Em 1932 Manuel Heleno visita o local e atesta a presença de ossos humanos e de vários materiais votivos em calcário, como lúnulas e enxós encabadas; fragmentos de vasos de cerâmica, artefactos em sílex e placas de xisto. As escavações efetuaram-se na primavera de 1932, tendo o espólio recolhido dado entrada, nesse ano, no Museu Nacional de Arqueologia.

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

José Paulo Ruas

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica