MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
988.3.39
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Árula a Endovélico
Datação:
II d.C. - III d.C. - Época Romana
Matéria:
Mármore do tipo Estremoz / Vila Viçosa
Dimensões (cm):
altura: 30,5; largura: 23,5; espessura: 11;
Descrição:
Ara votiva de mármore, moldurada nas quatro faces. Na parte de cima da cornija, um plinto bastante volumoso, tendo na face dianteira a sugestão de um frontão triangular com dois meios toros e em cima, uma depressão rectangular. Moldura do tipo gola encurtada. Restaurada. DEO EN . DOVEL / LICO SACRVM / T(itus) ANNIVS APER / ANIMO LIBENS / VOTVM POSVIT // Tradução: Consagrado ao deus Endovellicus. Titus Annius Aper colocou o seu ex-voto de livre vontade. (J.d'Encarnação, 1984)
Incorporação:
Outro - Mandato legal. Escavações de J.L.Vasconcelos
Proveniência:
S. Miguel da Mota
Origem / Historial:
Esta peça foi publicada incompleta, por J. Encarnação em 1984. Em 2001 toda a colecção proveniente do Santuário de Endovélico foi alvo de conservação e restauro no laboratório do Museu tendo sido colada a parte inferior entretanto identificada. O Santuário do Deus Endovélico situa-se no Monte de S. Miguel da Mota, Alandroal. Nesse local havia as ruínas de um templo cristão, cujos alicerces e paredes eram em parte constituídos por pedras pertencentes ao santuário de Endovélico, tais como aras, estatuetas, bases de estátuas e de aras. Em 1890 José Leite de Vasconcelos deslocou-se a S. Miguel da Mota e obteve do dono da herdade, Sr.Manuel Inácio Belo a necessária autorização para iniciar os trabalhos arqueológicos. Nessa altura recolheu algumas peças, que trouxe para a Bilblioteca Nacional de Lisboa, onde, à data, era Conservador. Foi José Leite de Vasconcelos encarregado da intervenção, que iniciou na Páscoa desse mesmo ano. Trouxe cerca de 200 lápides (elementos arquitetónicos, fragmentos, etc.) que se depositaram na Biblioteca Nacional e posteriormente transferidas para o Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica