MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
122/19
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de D. João António Binet Píncio, bispo de Lamego
Autor:
Desconhecido
Datação:
1786 d.C. - 1821 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 87,5; largura: 79;
Descrição:
O retrato de D. João António Binet Píncio, bispo de Lamego, integra o vasto programa pictórico que anima a capela de São João Batista. O presente exemplar, que ocupa um dos 16 caixotões do teto, possui um caráter execional, tanto no tema, como na datação, uma vez que todo o conjunto trata de assuntos hagiológicos, marianos ou cristológicos, e nele se retrata um bispo que governou a diocese de Lamego entre 1786-1821. De perfil 3/4, voltado à direita, D. João António Binet Píncio é retratado com as insígnias do seu poder episcopal. Possui o rosto bem delineado, com uma enorme testa, cabelo castanho claro, ondulado e nariz proeminente, sulcado por rugas na zona do queixo. Enverga indumentária prelatícia, composta de sotaina, cabeção, sobrepeliz arrendada, murça cinzenta debruada e forrada a vermelho e solidéu preto; pendendo de um cordão preto que usa ao pescoço, cai uma cruz peitoral dourada, e, na mão esquerda, exibe anel com ametista. Com a outra mão, segura um livro colocado, na vertical, numa mesa, sobre uma folha branca com a inscrição: "Semper Honus, Nomen que tuum, Laudes que manebum". Como símbolos do seu poder episcopal, sobre a mesa, à direita, repousa uma mitra aurifrigiada e, na vertical, um báculo dourado, com a volta da crossa, parcialmente visível, virada (incorretamente) para o interior. O fundo é negro, liso, interrompido à esquerda por elemento arquitetónico, ocupando toda a altura.
Incorporação:
Transferência - (Mosteiros extintos) Mosteiro das Chagas de Lamego
Origem / Historial:
Existe um retrato, com legenda identificativa, do bispo de Lamego D. João António Binet Píncio (1786-1821), pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lamego, que nos permite associar o presente exemplar a esse prelado. O anel e a cruz peitoral que surgem no retrato poderão corresponder ao anel com "amestista roixa e com circulo de diamantes" e a uma das três cruzes douradas que foram exaradas no inventário do Paço Episcopal de Lamego, realizado por morte deste Prelado, em 1821. Ainda que não se encontre devidamente explicada a presença deste retrato num dos caixotões da capela de São João Batista, sabe-se que por provisão deste bispo, do ano de 1793, as freiras do Mosteiro de Barrô, que era comenda da Ordem Soberana de São João de Malta, foram transferidas para o Mosteiro das Chagas devido a dificuldades económicas. Poderá equacionar-se se não se deverá a este episódio a inclusão do retrato do Bispo na decoração desta capela, que era dedicada a São João Batista, assim como a presença da insígnia da Ordem de Malta, replicada em várias figurações do santo padroeiro que decoram a capela.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica