|
FICHA DE INVENTÁRIO
Denominação: Virgem com o Menino Autor: Anjos, Maria dos (1631-1677) Datação: 1650 d.C. - 1660 d.C. Dimensões (cm): altura: 43,8; largura: 32,5; Descrição: Composição, de pequeno formato, onde figuram a Virgem e do Menino ocupando a quase totalidade da superfície, sobre um fundo negro.
Recorrendo a uma iconografia tradicional de larga difusão no século XVII, de afeiçoado desenho "ao natural" e tratamento lumínico claro/escuro, a Virgem, representada a meio corpo e sentada, ocupa o centro da composição. Sobre um manto beje fixado no ombro direito a envolver o colo e pernas, usa vestido em tom rosa e um véu transparente a cobri-lhe a cabeça, que se apresenta ligeiramente inclinada. De expressão delicada, dirige o olhar doce e terno ao pé, que acaricia, do Menino, que repousa no seu colo. O Menino, de pé, possui, a dissimular-lhe a nudez, um panejamento transparente. De olhar frontal, com um leve sorriso, exibe cabeleira loura e encaracolada. Na mão direita segura um pequeno pássaro, enquanto que a direita, envolve o pescoço da Virgem.
Incorporação: Transferência - (Mosteiros extintos) Mosteiro das Chagas, Lamego
Origem / Historial: Todos os autores consultados atribuem esta pintura, bem como a de "Santa Maria Madalena" (inv. 122/2), colocada no lado oposto do altar principal da capela, a Soror Maria dos Anjos, baseados numa informação publicada por João Amaral, na qual refere ter visto a assinatura da pintora no reverso da tela e que passamos a transcrever: "De Maria dos Anjos nada encontrei escrito, mas tenho uma irrefutável prova do seu real talento artístico, em face de dois quadrinhos que consegui para o Museu, cuja assinatura se encontra na parte posterior das encantadoras tabuinhas.
Representam a Virgem e o Menino e Maria Madalena. Estes quadrinhos encontrei-os ao abandono, na capela de S. João Baptista".(Amaral, 1935)
Soror Maria dos Anjos (1631-1677) foi freira no Convento de Santa Catarina de Sena, em Évora, e filha do pintor Pedro Nunes.
Bibliografia | COSTA, M. Gonçalves da - História do Bispado e Cidade de Lamego. Renascimento - I, vol. 3. Lamego: 1982, pág. 342 e 344 | FIALHO, Padre Manuel - Evora Illustrada - Tomo IV. Évora: Biblioteca Pública de Évora, 1947, pág. Parte 1ª - Cap. º 75 | SANTA CATARINA, Feir lucas de - História de S. Domingos - Livro II. Lisboa: 1815, pág. IV parte - c Cap. º 34 | SANTOS, Reynaldo dos - História da Arte em Portugal - III, pág. 129 - 131 | SOLEDADE, Frei - História Serafica - Volume V. Lamego: 1982, pág. 149 e 229 | TABORDA, José da Cunha - Regras da Arte da Pintura. Lisboa: 1815, pág. 235 | MOURA, Carlos - História da Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986, pág. 141 | AMARAL, João - "Notícias do Passado", Voz de Lamego. Lamego: 17-8-1935 | |
|
|