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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
122
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Capela de São João Batista
Autores:
Anjos, Maria dos (1631-1677)
Teixeira
Local de Execução:
Lamego
Centro de Fabrico:
Lamego
Entidade Emissora:
Mosteiro das Chagas, Lamego
Datação:
1640 d.C.
Matéria:
Madeira
Técnica:
Entalhada, dourada e policromada
Dimensões (cm):
altura: 400; largura: 480; comprimento: 530;
Descrição:
Capela em talha dourada e policromada datada de 1645 (que se sobrepõe à inscrição incisa"1640" que, aparentemente, corresponde à datação original) conforme inscrição no retábulo. Estilisticamente, insere-se na segunda fase do maneirismo. O retábulo, decorado com tábuas alusivas ao orago, apresenta uma estrutura em dois andares tripartidos, sendo o superior rematado por um frontão triangular interrompido ao centro, para dar lugar a uma cabeça alada, e, lateralmente, por um frontão curvo interrompido que assenta em dois enrolamentos. No andar inferior, apresenta duas colunas de cada lado de fuste direito, subdividido por um aro do terço inferior e decorado na sua totalidade com pequenas imagens, fitas e flores em baixo relevo, apresentando o terço inferior das colunas interiores, uma cabeça alada. Nos intercolúnios apresenta painéis pintados, figurando o "Nascimento de S. João Batista" (inv. 122/5) e o "Batismo de Cristo" (inv. 122/9). Ao centro tem duas finas pilastras como enquadramento, que se prolongam por um arco na parte superior, decoradas com pequenas cabeças de anjo; estas enquadram um relevo que forma dois reposteiros presos lateralmente, onde emergem mais cabecinhas de anjo, que ladeavam a imagem de S. João Batista que estaria assente na peanha central (desaparecida). As mísulas são formadas por um duplo enrolamento e cabeças aladas ao centro, enquadrando lateralmente painéis em relevo e ao centro uma cartela oval circundada de cabecinhas de anjo. A subdividir o andar inferior do superior corre um friso assente em capitéis coríntios e sobrepujado por cornija, onde se salientam duas cabeças de anjo. A parte superior é tripartida, com quartelões nas partes laterais e atlantes ao centro, que sustentam o capitel de volutas e o friso ornado, onde sobressaem três cabecinhas de anjo. Estes componentes enquadram três tábuas pintadas, onde figuram "A Decapitação de S. João Batista" (inv. 122/7), ao centro, "Educação" (inv. 122/6) e "Pregação de S. João Batista" (inv. 122/8), nos laterais. O frontal do altar é pintado a simular têxtil bordado. O altar central é enquadrado lateralmente por parede preenchida por talha e pintura, subdividida em três registos horizontais: o inferior, com uma pintura de cada lado, alusiva à "Infância de S. João Batista (invs. 122/3 e 122/4) enquadradas por pilastras curvilíneas; o do meio, apresenta uma pintura de menores dimensões, enquadrada também por quartelões e um fino colunelo de cada lado, com o terço inferior decorado com folhinhas e cabeça alada e os dois terços superiores com caneluras lisas, que intercalam com outras preenchidas com pequenas folhinhas; o superior, apresenta uma janela finjida; a parte interior da mesma é ocupada por duas tábuas pintadas com anjos (inv. 122/50). As pinturas do registo do meio representam a "Virgem e o Menino" (inv. 122/1), do lado direito do retábulo, e "Santa Maria Madalena" (inv. 122/2), do lado esquerdo. As paredes laterais são divididas em três registos horizontais e cinco verticais, enquadrando vasto programa iconográfico de temática mariana, cristológica e diversos santos: os registos superiores e inferiores são constituídos por cinco telas, de cada lado e o intermédio, em nichos com arcos de volta perfeita, alberga esculturas (algumas em falta). Nos ângulos da capela, prolongam-se os registos laterais, com um corpo de cada lado, dividido em três edículas: as superiores, emoldurando pinturas e a inferior preenchida com azulejos com motivo de padronagem. O tecto apresenta um largo friso cruciforme, cujos braços têm em cada uma das extremidades uma cartela oval com as Cinco Chagas de Cristo e ao centro uma cartela com o "Agnus Dei". Os braços da cruz enquadram, cada um deles, quatro telas pintadas, no prolongamento do programa pictórico já aludido. As molduras são formadas por folhas simétricas. O programa pictórico obedece ao seguinte esquema: no corpo lateral esquerdo, do interior para o exterior, no registo superior: "Nossa Senhora da Conceição" (inv. 122/35), "Cativeiro de S. João Batista" (inv. 122/34), "Consagração de Cristo" (inv. 122/33), "Visitação" (inv. 122/32) e "Noli me tangere" (inv. 122/31); no registo inferior: "Santa Helena" (inv. 122/30), "S. Luís Gonzaga" (inv. 122/29), "Santa Maria Madalena" (inv. 122/28), "Santa Isabel Rainha" (inv. 122/27) e "S. Gonçalo de Amarante" (inv. 122/26); no corpo lateral direito, no registo superior: "Nossa Senhora do Carmo" (inv. 122/43), "Pregação de S. João Batista" (inv. 122/44), "Ressurreição" (inv. 122/45), "Descanso na Fuga para o Egipto" (inv. 122/46); "S. Zacarias" (inv. 122/47); no tecto, do interior para o exterior, da esquerda para a direita, na primeira fiada: "Santa Maria Madalena" (inv. 122/22), "S. Jerónimo (inv. 122/23), "Aparição da Virgem a S. Domingos" (inv. 122/24), "Santo António" (inv. 122/25); segunda fiada: "Virgem com o Menino" (inv. 122/18), "Retrato do bispo de Lamego, D. João António Binet Píncio" (inv. 122/19), "Santa Clara recebendo o hábito franciscano" (inv. 122/20); "S. Pedro" (inv. 122/21); terceira fiada: "Santa Coleta" (inv. 122/14), "S. Tomás da Cantuária" (inv. 122/15), "Cristo e S. João Batista" (inv. 122/16); "Anunciação" (inv. 122/17); quarta fiada: "Santa Maria Madalena" (inv. 122/10), "Santas Mães" (inv. 122/11), "Aparição de Cristo ressucitado à Virgem" (inv. 122/12), "Santo Inácio de Antioquia" (inv. 122/13); nos ângulos, da capela, à esquerda: "Santa Doroteia" (inv. 122/37), "Santa Bárbara" (inv. 122/36) e à direita: "S. Martinho" (inv. 122/49) e "S. João de Deus" (inv. 122/48). No que respeita à decoração escultórica da capela, não sabemos determinar quais as imagens que orginalmente faziam parte do seu programa decorativo, encontrando-se, actualmente, a animar os nichos laterais, as seguintes esculturas: no corpo lateral esquerdo, do interior para o exterior: "Santo António do Pão" (inv. 719), "Santo António" (inv. 720), "S. Miguel" (inv. 728), "Cristo Bom Pastor" (inv. 725) e "S. Cristóvão" (inv. 721); no corpo lateral direito: " Santo Inácio de Loiola" (inv. 716), "Santo André Avelino" (inv. 740) e "S. Francisco Xavier" (inv. 723). De referir que se encontram dois nichos vazios. O acesso a esta capela era, originalmente feito através de um pórtico em pedra (inv. )
Incorporação:
Transferência - (conventos extintos) Convento das Chagas de Lamego
Origem / Historial:
A capela de S. João Batista, assim como as capelas de S. João Evangelista (inv. 123 ), de Nossa Senhora da Penha de França (inv.124) e o retábulo do Desterro (inv.128), bem como dois retábulos, atualmente, apeados e que integram as coleções do Museu, pertenceram ao extinto e destruído Mosteiro das Chagas (Lamego), fundado em 1588, pelo bispo de Lamego, D. António Teles de Meneses. Um levantamento da planta do Mosteiro, realizado por Aurélio Lucena Coutinho, em 1906, que corresponde ao ano em que o Mosteiro encerra definitivamente as suas portas, por morte da última freira, permite-nos aferir o número de capelas devocionais que se nele se distribuiam -nove - e o lugar exato que ocupavam, situando-se a capela de S. João Batista na ala ocidental do cluastro Maior, à qual se acedia por um pórtico (inv. ) com a data de 1649, inscrita nas cornijas. Num inventário dos bens que pertenceram ao Mosteiro das Chagas, de 1897, esta capela foi avaliada em 150$000 réis e as treze imagens e um Cristo que nela se encontravam em 50$000. A instâncias do primeiro Diretor do Museu de Lamego, João Amaral, o conjunto das capelas foi cedido ao Museu, a título de empréstimo, por proposta do Presidente do Município, data de 22 de Janeiro de 1928. Todavia, o levantamento das capelas no lugar que hoje ocupam, só se terá realizado entre 1931 e 1936 período a que corresponde a 1.ª fase das obras de beneficiação e melhoramento do edifício, levadas a efeito pela DGEMN.
 
     
     
   
     
     
     
 
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