MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
2106 Fot.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Título:
Rancho Tá-Mar dançando no paredão
Datação:
XX d.C.
Suporte:
Película
Dimensões (cm):
altura: 6; largura: 9;
Descrição:
Fotografia a p/b de um rancho na marginal da Nazaré, frente ao mar, num momento de pausa. À direita, o grupo composto por pares homens e mulheres com o traje tradicional da Nazaré, elas de festa e eles com o traje de trabalho, de pé, aguardando ou em conserva. À sua direita, uma embarcação com xalavares suspensos num mastro e vários homens, de pé ou sentados; no bordo avista-se as letras "PASTOR". À esquerda, um grupo de pessoas, composto essencialmente por rapazes, observa o grupo. Como fundo, o mar e o Promontório da Nazaré, com a Pedra do Guilhim e o Forte de S. Miguel Arcanjo.
Incorporação:
Doação - Doado por embaixador Álvaro Laborinho, filho do autor. Despachos da SEC de 14.4.1988 e do Secretário dos Assuntos Fiscais de 1.6.1988.
Origem / Historial:
O Rancho da Nazaré existia desde 1934 e passou a denominar-se "Tá-Mar" após uma atuação em Lisboa, na peça Tá-Mar de Alfredo Cortez (1936). Esta fotografia deve corresponder ao período inicial deste rancho, que ainda hoje existe.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica