MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
994.36.1
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Estela dos filhos de Compedio
Grupo Cultural:
Lusitano / romano
Datação:
II d.C. - III d.C. - Época Romana
Matéria:
Granito
Dimensões (cm):
altura: 161; largura: 150; espessura: 16;
Descrição:
Estela de topo em forma de busto, hoje truncado, do qual restam apenas os braços segurando, frente ao peito, um objecto bojudo, muito provavelmente um vaso; debaixo abre-se um nicho integralmente preenchido por duas figuras antropomórficas em relevo, de pé, cabeça descoberta, a da esquerda aparentemente masculina - enverga uma túnica curta -, a da direita provavelmente feminina - envolve-a uma ampla roupagem, que quase lhe chega aos pés. O conjunto deverá representar os dois defuntos nomeados no epitáfio, protegidos por uma divindade do mundo dos mortos (Tranoy, 1981, p. 353), ou por um antepassado tutelar, cujo nome se transmitiu de geração em geração e que surge abreviado na epígrafe sob a forma Comp.; outra hipótese verá no busto a figuração do dedicante, que segura o vaso das libações efectuadas em favor das almas que seguiram para o 'além'. Sob os registos descritos abre-se a cartela epigráfica, quadrangular e de superfície rebaixada; nela foram exaradas seis das sete linhas do epitáfio, inscrevendo-se a derradeira fora deste campo, já sobre a base da estela. (J.C.Ribeiro) DO[.......] / CO[MP(edioni ?) ...]IA(?)/ENI.F(ilia).A(nnorum).C.ET / COMP(edio ?) VACVS /5 COMP(edioni ?) ARDAC[I] (filius) / A(nnorum).L.H(ic).S(iti) S(unt).PENTVS / COMP(edioni ?) (filius).F(aciendum).C(uravit). // "Do(...), filha de Compedio (?) (...)aenus, de 100 anos de idade, e Compedio (?) Vacus, filho de Compedio (?) Ardacus, de 50 anos de idade, estão aqui sepultados. Pentus, filho de Compedio (?), mandou fazer."
Incorporação:
Doação - Por intermédio do Dr. Antonio José de Pinho Junior
Proveniência:
Paderne
Origem / Historial:
Paderne, Melgaço. "Junto da igreja de Paderne, aldeia do concelho de Melgaço, existia ha annos uma notável pedra lusitano-romana, com uma inscripção e figuras esculturadas, a qual fazia parte do lagedo granitico do adro, e estava pois sendo constantemente profanada e maltratada por quem lhe passava por cima. Por diligências do meu amigo o Dr. Antonio José de Pinho Junior, advogado em Monção, e moço illustrado a quem os estudos da archeologia e ethnografia locaes merecem particular estima, a pedra occupa hoje logar de honra no Museu Ethnologico Português: SECÇÃO LAPIDAR - MINHO" (J.L.V., 1907, p.275)

Tipo

Descrição

Imagem

Inscrição

DO[.......] / CO[MP(edioni ?) ...]IA(?)/ENI.F(ilia).A(nnorum).C.ET / COMP(edio ?) VACVS /5 COMP(edioni ?) ARDAC[I] (filius) / A(nnorum).L.H(ic).S(iti) S(unt).PENTVS / COMP(edioni ?) (filius).F(aciendum).C(uravit). // "Do(...), filha de Compedio (?) (...)aenus, de 100 anos de idade, e Compedio (?) Vacus, filho de Compedio (?) Ardacus, de 50 anos de idade, estão aqui sepultados. Pentus, filho de Compedio (?), mandou fazer."

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica