MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
16983
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Candil
Autor:
Desconhecido
Grupo Cultural:
Islâmico
Datação:
XII d.C. - XIII d.C. - Idade Média - Contexto Islâmico
Matéria:
Cerâmica
Dimensões (cm):
altura: 6,6 - 7; largura: 4,3; diâmetro: boca : 3; comprimento: 13,5;
Descrição:
Candil com bico de canal, de cerâmica, coberto em ambas as faces de esmalte castanho melado e brilhante. Apresenta base plana irregular, depósito entre troncocónico e globular, colo bitroncocónico inclinado de modo assimétrico do lado do bico, asa de fita cuja terminação está um tanto deslocada do meio do colo, boca em forma de aba extravasada com bordo de secção triangular. Possui bico acentuadamente levantado de paredes planas e altas. Sem decoração. Pasta castanha bem depurada. Contém poucos elementos não plásticos.
Incorporação:
Transferência - O espólio do Museu do Algarve foi integrado no MNA.
Proveniência:
Faro, Largo da Sé
Origem / Historial:
Este candil foi encontrado em Faro nas obras do largo da Sé em data indeterminada. Pertenceu ao acervo do extinto Museu Archeologico do Algarve cujas colecções foram posteriormente incorporadas no Museu Etnographico Português. No bico ostenta ainda vestígios de um rótulo de papel, identificador da sua proveniência, corroborada ainda por uma antiga fotografia que mostra cantoneiras com cerâmica árabe do Museu Archeologico do Algarve onde figura este candil. As características deste candil, nomeadamente a forma do depósito, bico de canal de paredes facetadas quase verticais, colo inclinado de modo aasimétrico, situam-no no contexto das produções dos sécs. XII - XIII. Este candil assemelha-se à tipologia dos candis em metal produzidos na mesma época. No acervo do MNA existe ainda um outro candil semelhante diferindo apenas na forma do depósito que se apresenta globular, nomeadamente o nº Inv. 17071/Loulé. Estudo da peça : Eva - Maria von Kemnitz.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica