MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
MNE50
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Secretária
Autor:
Dejante, Pedro Bartolomeu
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1851 d.C. - 1852 d.C.
Matéria:
Pau-santo, prata
Dimensões (cm):
altura: 117; largura: 158,5; profundidade: 78,2;
Descrição:
Secretária de pau-santo com pernas e travessas torneadas com espiralados vazados e bolachas gomadas. Frentes de gavetas com tremidos e espelhos de fechaduras em prata. Apresenta um alçado com oito gavetas também com tremidos e ferragens em prata, entremeado com quatro pequenas colunas torneadas. Topo do alçado rematado com friso de enrolamentos vazados.
Incorporação:
Permuta - Depósito do Ministério dos Negócios Estrangeiros na sequência de um protocolo de colaboração assinado entre aquela entidade e a Parques de Sintra-Monte da Lua, S.A. (cf. doc. associada). Em contrapartida, o Palácio Nacional da Pena depositou no Palácio das Necessidades a consola (PNP1865) e a secretária (PNP1323).
Origem / Historial:
Integra um conjunto de móveis encomendado ao marceneiro Pedro Bartolomeu Dejante por D. Fernando II para o seu gabinete de trabalho do Palácio das Necessidades, em Lisboa. O contrato foi celebrado em 1851 e a entrega da encomenda ocorreu em 1852, como revela a documentação conservada no arquivo do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança que inclui desenhos prévios destes móveis. Para além da secretária, incluía duas étagères, também integradas hoje no acervo do Palácio da Pena (PNP1448/1/2), um sofá com oito cadeiras (Casa Veva de Lima, Lisboa), uma mesa de frente de sofá e um armário (Xavier, 2022: 258-259). Alterações decorativas efetuadas na década de 1860 levaram à dispersão por outros compartimentos do Palácio das Necessidades deste conjunto de móveis, mantendo-se no gabinete a secretária, como documentam algumas fotografias e inventários. O inventário orfanológico realizado após a morte de D. Fernando II, descreve precisamente aquela peça no gabinete com o n.º 619: "Uma secretária de pao santo com columnas torcidas e differentes termidos com chaves e escudetes de prata, cumprimento um metro e cincoenta e nove centimetros, altura um metro e vinte e cinco centimetros, marcado com o numero dois mil quatrocentos e vinte. Avaliada na quantia de dusentos e sessenta mil reis" (ANTT, Inventário orfanológico de D. Fernando II - Bens mobiliários que existiam no Real Paço das Necessidades ao tempo do casamento do mesmo augusto senhor em 10 de junho de 1869).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica