MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
MNE328
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Figura feminina (Mendiga)
Autor:
Autor não identificado
Centro de Fabrico:
Alemanha
Datação:
XVIII d.C. - c. 1750
Matéria:
Madeira, marfim e vidro
Dimensões (cm):
altura: 27,5; largura: 8,5;
Descrição:
Figura feminina representando uma mendiga, com corpo em marfim e vestes em madeira. Possui olhos de vidro, boca entreaberta e lenço na cabeça. Enverga roupas rasgadas no peito, na barriga, nos braços e nas pernas, estando descalça. Assenta numa base de madeira.
Incorporação:
Outro - Depósito do Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2015
Origem / Historial:
Integrou o núcleo de estatuetas em marfim e madeira da coleção de D. Fernando II (Xavier, 2022: 74-76; 339-340). O inventário orfanológico realizado após a morte do monarca, localiza-a na "Salla do Fogão" do Palácio das Necessidades, junto a outras estatuetas, com o n.º 275: "Seis figuras e um grupo de marfim e madeira, marcados com os numeros oitocentos e cincoenta e oito a oitocentos e sessenta e quatro. Avaliados na quantia de trezentos e sessenta mil reis (ANTT, Inventário orfanológico de D. Fernando II - Bens mobiliários que existiam no real Paço das Necessidades ao tempo do casamento do mesmo augusto senhor em 10 de junho de 1869). Foi herdada por D. Carlos que a colocou no seu quarto de domir do mesmo palácio, como documentam algumas fotografias da época. Na sequência da implantação da República (1910), ficou arrecadada na casa-forte desse palácio e, em 1951, seria selecionada pelo ministro dos negócios estrangeiros. Cf. "Relação das peças existentes na Casa Forte que foram escolhidas por sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros para decoração do Palácio das Necessidades. (...) N.º 458 - Duas estatuetas de marfim e madeira representando mendigos. Medem de altura uma 0,28 e a outra 0,30. (...)." [Arquivo PNP; Movimentação de Objectos].
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica