MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
MNE327
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Salteador
Autor:
Autor não identificado
Centro de Fabrico:
Alemanha
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Madeira, marfim e vidro
Dimensões (cm):
altura: 40,5; largura: 24,5;
Descrição:
Figura masculina representando um salteador. Veste casaco, colete, calças e chapeu em madeira. Pés, mão (falta uma) e rosto em marfim, com olhos em vidro. Tem os braços abertas e as pernas apoiadas numa esturura em madeira desnivelada.
Incorporação:
Outro - Depósito do Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2015
Origem / Historial:
Integrou o núcleo de estatuetas em marfim e madeira da coleção de D. Fernando II (Xavier, 2022: 74-76; 339-340). Em 1864 surge inventariada no Palácio da Pena, com o n.º 284: "1 Boneco de marfim, descalço, com espada desembainhada" (Arquivo da FCB, Inventario de objectos existentes no Real Palacio da Pena, 22 de abril de 1864, p. 9). Foi depois transferida para o Palácio das Necessidades, surgindo na "Salla do Fogão" junto a outras peças, no inventário orfanológico realizado após a morte do monarca, com o n.º 275: "Seis figuras e um grupo de marfim e madeira, marcados com os numeros oitocentos e cincoenta e oito a oitocentos e sessenta e quatro. Avaliados na quantia de trezentos e sessenta mil reis (ANTT, Inventário orfanológico de D. Fernando II - Bens mobiliários que existiam no real Paço das Necessidades ao tempo do casamento do mesmo augusto senhor em 10 de junho de 1869). Foi herdada por D. Carlos que a colocou no seu quarto de domir do mesmo palácio, como documentam algumas fotografias da época. Na sequência da implantação da República (1910), ficou arrecadada na casa-forte desse palácio e, em 1951, seria selecionada pelo ministro dos negócios estrangeiros para decorar salas daquele edificio. Cf. "Relação das peças existentes na Casa Forte que foram escolhidas por sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros para decoração do Palácio das Necessidades. (...) Nº 1484 - Uma estatueta de marfim e madeira representando um salteador" [Arquivo PNP, Movimentação de Objectos].
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica