MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
MNAA868 Pint.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Macacos barbeando gatos
Autor:
Anónimo flamengo
Centro de Fabrico:
Flandres
Datação:
XVII d.C. - XIX d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 62; largura: 105;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira, representando um interior de barbearia com janela e duas portas, onde estão vários gatos e macacos. Na porta que dá acesso ao exterior, com vista citadina, assomam dois gatos, um dos quais com capa e chapeu. A outra porta dá acesso a um aposento com lareira onde se vislumbra um macaco transportando um outro macaco. Ao cento e à esquerda da composição, destacam-se dois gatos sentados que se encontram a ser barbeados e penteados por três macacos. Identificam-se igualmente quatro outros macacos manuseando diferentes objectos relacionados com o ofício. À direita, dois gatos aguardam sentados por vez.
Incorporação:
Depósito do Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial:
A antiga documentação de inventário no MNAA atribui esta obra a Ferdinand van Kessel. Bert Schepers (Centrum Rubenianum) comunicou em 2014 que a sua autoria poderá ser associada a um membro da família Brueghel (talvez Pieter Brueghel, o novo ou alguém do seu círculo) não sendo de excluir a hipótese de um imitador tardio. Desta composição existem pelo menos 30 versões, uma das quais no Kunsthistorisches Museum de Viena, fazendo pendant com uma representação de macacos a fumar. Ambas estão atribuídas por esse museu a Abraham Teniers o que Schepers refuta.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica