Museum:
Palácio Nacional da Pena
Manufacture Center:
Alemanha
Technique:
Vidro incolor e vidro corado na massa. Pintura a grisalha e amarelo de prata
Measurments (cm):
height: 68; width: 39,5;
Description:
Painel composto por vidros incolores de vidros corados na massa, com pintura a amarelo de prata, grisalha e/ou esmalte negro. * * *
Destacando-se de um iludente fundo de tecido vermelho adamascado, debruado nas laterais verticais com uma faixa dourada de motivos vegetalistas estilizados e elementos geométricos a fino traço negro, identifica-se a representação da Virgem com o Menino. * * *
Sobre um crescente lunar na base da composição, Maria, coroada e nimbada, de longos cabelos loiros ondulados, segura o Menino com o braço e mão direitas, enquanto a sua mão esquerda ampara um longo cetro que lhe acompanha, obliquamente, o corpo da cintura até acima do ombro. As suas volumosas vestes azuis e brancas contrastam com o Menino loiro, desnudo, cujo reluzente nimbo cor de ouro é realçado com três conjuntos de três finos enrolamentos vegetalistas. * * *
No que concerne à base da composição, o trabalho a grisalha cria a perceção de um pavimento de mosaico liso do qual Maria se eleva. A simplicidade desta base contrasta com o exuberante trabalho que remata a área superior da composição, um arco, a copiar o trabalho em pedra, é decorado com duas volumosas volutas ao centro e capitéis ornamentados a folhas de acanto com pormenores a amarelo de prata. * * *
Numa cartela, no canto inferior esquerdo da composição, pode ler-se a inscrição 1515.
Incorporation:
Transferência - Transferido após 1910 do Palácio da Necessidades para o Palácio Nacional da Ajuda, onde permaneceu até 1949, quando foi transferido para o Palácio Nacional da Pena.