MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP2785
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Painel de vitral
Título:
Virgem e o menino
Centro de Fabrico:
Alemanha
Datação:
1515 d.C.
Matéria:
Vidro
Técnica:
Vidro incolor e vidro corado na massa. Pintura a grisalha e amarelo de prata
Dimensões (cm):
altura: 68; largura: 39,5;
Descrição:
Painel composto por vidros incolores de vidros corados na massa, com pintura a amarelo de prata, grisalha e/ou esmalte negro. * * * Destacando-se de um iludente fundo de tecido vermelho adamascado, debruado nas laterais verticais com uma faixa dourada de motivos vegetalistas estilizados e elementos geométricos a fino traço negro, identifica-se a representação da Virgem com o Menino. * * * Sobre um crescente lunar na base da composição, Maria, coroada e nimbada, de longos cabelos loiros ondulados, segura o Menino com o braço e mão direitas, enquanto a sua mão esquerda ampara um longo cetro que lhe acompanha, obliquamente, o corpo da cintura até acima do ombro. As suas volumosas vestes azuis e brancas contrastam com o Menino loiro, desnudo, cujo reluzente nimbo cor de ouro é realçado com três conjuntos de três finos enrolamentos vegetalistas. * * * No que concerne à base da composição, o trabalho a grisalha cria a perceção de um pavimento de mosaico liso do qual Maria se eleva. A simplicidade desta base contrasta com o exuberante trabalho que remata a área superior da composição, um arco, a copiar o trabalho em pedra, é decorado com duas volumosas volutas ao centro e capitéis ornamentados a folhas de acanto com pormenores a amarelo de prata. * * * Numa cartela, no canto inferior esquerdo da composição, pode ler-se a inscrição 1515.
Incorporação:
Transferência - Transferido após 1910 do Palácio da Necessidades para o Palácio Nacional da Ajuda, onde permaneceu até 1949, quando foi transferido para o Palácio Nacional da Pena.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica