MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP1027
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Metais
Denominação:
Peixeira
Autor:
Oficina
Datação:
1840 d.C. - 1910 d.C.
Dimensões (cm):
altura: 12 cm; largura: 43,2 cm; comprimento: 53,2 cm;
Descrição:
Peixeira em cobre de forma lonzagulare redonda nas extremidades. Friso à volta da base do recipiente. Integra uma escoaderia em cobre do mesmo formato , com duas pegas em forma de gancho para poder ser retirada. Tampa do mesmo formato. As gravações eoncontram-se respectivmanete no bojo do recipiente (a meio) e na tampa.
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades, 1956. Consta na "Relação de peças existentes na Casa-Forte do Palácio das Necessidades, destinadas ao Palácio Nacional da Pena" datada de 26 de Novembro de 1956, com o n.º 5304: "Serviço em cobre e casquinha de prata com as armas reais, composto de: chaleira, chocolateira, cafeteira sem tampa, 18 caçarolas sendo uma sem tampa, 3 marmitas com respectivas tampas, 2 peixeiras com as almas e tampas, uma sertã, 3 richaux sendo um com tampa, 3 escumadeiras, uma concha e uma tampa de caçarola. (Arquivo do PNP, Movimentação de Objetos).
Origem / Historial:
Na sequência da implantação da república (1910), foi esta peça inventariada, com as restantes do conjunto, na "Cozinha" do Palácio das Necessidades, com o n.º 5304: "Um serviço de cobre e casquinha de prata, decorado com as armas reais portuguezas, gravadas, que se compõe de: uma chaleira, uma chocolateira, uma cafeteira sem tampa, dezoito caçarolas, sendo uma sem tampa, três marmitas com as respectivas tampas, duas peixeiras com almas e tampas, três rechauds sendo um com tampa, uma certã, três espumadeiras (sic), uma concha e uma tampa de caçarola". Classificado pela comissão de arrolamento como propriedade do estado (Arquivo do PNA, Arrolamento do Palácio das Necessidades, vol. II). Deu então entrada na casa-forte desse palácio e, em 1956, seria transferido para o da Pena.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica