MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
MNAC1720
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Cena de Interior
Local de Execução:
Lisboa?
Centro de Fabrico:
Portugal
Grupo Cultural:
Naturalismo
Datação:
1874 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 36,5; largura: 26;
Descrição:
Cena de interior que representa uma sala com uma figura masculina ao centro da composição, sentada numa cadeira de braços. Enverga calções e casaca típicos de finais do século XVIII ou de inícios do século XIX. Está absorto na leitura e exibe um lenço encarnado na mão esquerda. Por detrás da figura que domina o primeiro plano central, define-se uma parede decorada com lambrim de azulejo com padrão característico de finais do séc. XVIII. À esquerda encontra-se uma peanha com um busto e, ao lado desta, dois quadros pendurados na parede. Por detrás da mesa em que a figura masculina apoia parcialmente o seu braço direito, vê-se uma lareira decorada com uma estatueta feminina, dois quadros e um relógio de mesa com campânula ao centro da lareira. Em cima da mesa está uma garrafa, um medalhão e um livro.
Incorporação:
Depósito do MNAC - Museu do Chiado
Origem / Historial:
A peça corresponde à obra intitulada "O Filósofo", que figurou em 1876 na 11.ª Exposição da Sociedade Promotora de Belas Artes. Em 1957, foi legado ao Museu Nacional de Arte Contemporânea por Emídio Guilherme Garcia Mendes. Foi depositado c. 1988 no Palácio Nacional da Pena.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica