MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
MNAA 1419
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Peanha
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal (?)
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Madeira de casquinha; folha de ouro
Suporte:
Madeira de casquinha
Técnica:
Madeira entalhada e folheada a ouro
Dimensões (cm):
altura: 81; largura: 79; profundidade: 40;
Descrição:
Peanha de forma rectangular, de perfil ondulado em madeira de casquinha, folheada a ouro. Tampo de madeira marmoreada. Aro entalhado e vazado com cartelas, enrolamentos e grinaldas de flores. Assenta sobre pé entalhado em forma de folha acanto entalhada, terminando em enrolamento junto ao pé.
Incorporação:
Outro - Depósito do Museu Nacional de Arte Antiga, fevereiro de 1957.
Origem / Historial:
Integrou o conjunto de peças depositadas no Palácio Nacional de Queluz, Pavilhão D. Maria, pelo Museu Nacional de Arte Antiga, por ocasião da visita a Portugal da Rainha Isabel II da Grã-Bretanha, 18 a 21 de fevereiro de 1957. Cópia do ofício de António Ventura Porfírio, diretor do Palácio de Queluz, dirigido à diretora do Museu Nacional de Arte Antiga, Maria José Mendonça, datado de 5 de fevereiro de 1969, refere "...a relação de peças que vieram desse museu, quando da visita de Sua Magestade a Rainha da Inglaterra, afim de se efectivar a regulamentar cedência conforme foi superior acordado em devido tempo." Oficio de Manuel Carlos Zagalo, datado de 20 de fevereiro de 1957, descreve estas credencias como constando do quarto feminino da suite principal, ocupado pela Rainha Isabel II "Duas credencias de talha dourada, provenientes do Museu Nacional de Arte Antiga." A relação de peças, datada de 25 de janeiro de 1969, que acompanha o oficio, foi verificado a 10 de abril de 1973 pelo Museu Nacional de Arte Antiga.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica